O USO DO SIMPLE PRESENT POR MEIO DA DESCRIÇÃO DO NOSSO DIA A DIA
Olá, caros leitores! Neste post falaremos sobre a importância do uso do Simple Present nas aulas de Língua Inglesa. Mas primeiramente, o que é mesmo o Simple Present? Vem com a gente relembrar!
O Simple Present é um tempo verbal utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente.
Por exemplo:
I take a shower everyday. (Eu tomo banho todo dia.)
She loves chocolate. (Ela ama chocolate.)
Sendo assim, os verbos são escritos como no imperativo, porém se utilizados após "He”, “she” ou "it”, acrescentaremos S, ES ou IES.
Veja os exemplos a seguir:
Verbos terminados em -o, -z, -ss, -ch, -sh, -x
É preciso acrescentar -es no final do verbo.
Exemplos:
to teach (ensinar) - teaches
to push (empurrar) – pushes
to kiss (beijar) - kisses
to do (fazer) – does
to fix (consertar) – fixes
Verbos terminados em -y precedido de consoante
Retira-se o -y e acrescenta-se -ies
Exemplos:
to fly (voar) - flies
to study (estudar) - studies
Verbos terminados em -y precedido de vogal e demais verbos
Acrescenta-se somente o -s.
Exemplos:
to say (dizer) - says
to play (brincar; jogar) – plays
to dance (dançar) – dances
to sing (cantar) – sings
Desta forma, por expressar ações no presente, este tema pode ser vinculado com um tópico também muito estudado no Inglês: Daily routine (Rotina diária).
Em nosso plano, decidimos unir estes assuntos tão importantes, conectando-os assim com a vida particular do aluno, dando um propósito ao estudo da matéria.
PLANO DE AULA
DURAÇÃO DA SEGUINTE AULA: 1H40 MINUTOS (Sendo considerados 2 tempos de aula, com 50 minutos cada, segundo imposto normalmente nas escolas da rede pública)
INTUITO: Despertar o interesse do aluno pelo estudo da Língua Inglesa;
Treinar as quatro habilidades de compreensão dentro da discilplina;
Diminuir o medo do estudante ao pronunciar o vocabulário estudado através de jogos;
Estimular o pensamento crítico;
INTRODUÇÃO
Ao iniciar a aula, o instrutor deve falar um pouco sobre o tema que será abordado, inserindo-o na realidade dos alunos. Este pode conduzir a fala como uma conversa informal, ouvindo o que o corpo discente têm a dizer.
OBJETIVO: Voltar a atenção dos jovens para a aula e provocar seu interesse.
TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MINUTOS
DINÂMICA INICIAL (WARM UP)
O professor apresentará um "memory game" (jogo da memória) onde será trabalhado o vocabulário sobre rotina. Antes de começar, o instrutor deve pronunciar os "action verbs" presentes no jogo e relembrar as regras aos alunos.
A turma deve ser dividida em cinco grupos com quatro integrantes cada. Ao formarem pares, os alunos precisam tentar pronunciar as ações descritas com o auxílio do professor e assim, ao encontrar um par, deve ler a frase para validar seu ponto. Caso alguém não tente pronunciar ou esqueça, o ponto não será dado. Vale ressaltar que nesta parte da aula, não será exigida uma fala perfeita e sim, a tentativa de falar em Inglês.
<Atividade retirada do livro: KIDS ADVENTURE 1A – Editora Work One>
OBJETIVO: Introduzir o tema “Simple Present” através de um jogo, evidenciando que o mais importante ao aprender uma língua é tentar e que errar faz parte e estimulando a competitividade saúdavel entre a turma.
TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MINUTOS
VÍDEO
Após participarem do “game", os jovens devem assistir a um vídeo onde serão apresentados mais alguns verbos sobre o tema selecionado, e novamente os alunos devem repetir o vocabulário requirido. Desta vez, a pronúncia será mais cobrada pelo orientador.
OBJETIVO: Trabalhar as habilidades de listening e speaking.
TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MINUTOS
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
A partir da finalização das atividades, a turma deve realizar um exercício de interpretação textual, onde será analisado um texto sobre rotina e deverão ser circulados as ações vistas em sala de aula e respondidas as perguntas de compreensão com relação ao texto.
OBJETIVO: Trabalhar as habilidades de reading e writing.
TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MINUTOS
DEBATE
Por conseguinte, o texto será debatido com a classe e a atividade, corrigida.
TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MINUTOS
ATIVIDADE (LETRAMENTO CRÍTICO)
Será apresentada uma imagem de uma minoria que não vive nas mesmas condições que os estudantes presentes e estes deverão imaginar como seria a rotina destes indivíduos e compará-la com a deles, oralmente. O professor pode orientar a turma com algumas perguntas que estimulem o grupo a debater.
OBJETIVO: Despertar o senso crítico dos alunos e trazer uma breve reflexão.
TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MINUTOS.
TAREFA PARA CASA (HOMEWORK)
Para finalizar, serão dadas as instruções do "HOMEWORK", no qual os alunos deverão montar um vídeo curto mostrando as principais atividades que realizam no dia-a-dia. O vídeo deverá ser entregue ao professor no prazo de uma semana.
OBJETIVO: Contextualizar o tema aprendido a realidade do aluno e faze-lo praticar em casa de uma maneira não tão convencional.
TEMPO PARA A EXPLICAÇÃO: 8 MINUTOS
CONCLUSÃO
O fato do aluno ver a importância do que está sendo estudado, além de melhorar muito o desenvolvimento do corpo discente na aula proposta, também desperta seu interesse e curiosidade para ir mais afundo quando estiver em casa, trazendo o estudante cada vez mais para aquele universo que o chama atenção.
Assim estudar passa de algo obrigatório e chato para algo prazeroso e divertido!
Até a próxima!
ALUNAS:
Alessandra Santos Garcia de Mello – RA: N403EB2
Andressa Esteves Ribeiro – RA:N521GB0
Lara Letícia de Souza Alvarenga – RA: N3906F1
Laura Arantes Lopes Macedo – RA: D871110
BIBLIOGRAFIA:
https://angelorigon.com.br
https://www.liveworksheets.com
https://www.todamateria.com.br/simple-present/
Comentários
Postar um comentário