MORFOSSINTAXE: ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

 


 

1 – Separe as classes gramaticais das palavras usando cores:

·         Substantivo (laranja)

·         Interjeição (verde escuro)

·         Conjunção (verde)

·         Preposição (verde claro)

·         Advérbio (ciano)

·         Artigo (azul claro)

·         Numeral (azul)

·         Pronome (roxo)

·         Verbo (vermelho)

·         Adjetivo (rosa)

a) “Dê ao povo o que ele quer.”

b) “Visitarei o vovô daqui a três dias.”

c) “Ah, o que comeremos hoje?”

d) “Dê comida ao gato.”

e) “Você está muito feliz hoje, hein?”

 

2 – Arranje as palavras abaixo:

a – as – assustadas – correr – pessoas – puseram – se

a) com o sujeito antes do predicado.

b) com o sujeito depois do predicado.

c) com o sujeito no meio do predicado.

 

3 – De acordo com os conhecimentos obtidos sobre morfossintaxe, faça uma análise sintática e morfológica das frases abaixo:

a) “A corneta soou no acampamento.”

b) “O leiteiro não veio sábado.”

c) “Estamos em maus lençóis.”

d) “Não podemos mais sair?”


(Se você deseja saber as respostas, clique aqui.)



Guilherme da Silva Negrão Gomes    N411457
Lucas Rodrigues da Silva                   F044645
Nelson Ribeiro de Paiva Júnior          F0288F6
Suendi Patrícia Silva Nunes               N3861E0

Comentários

  1. É importante que já vão se apropriando de estratégias de ensino que garantirão o estudo significativo da morfossintaxe. Gostei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário