MORFOSSINTAXE: ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
1 –
Separe as classes gramaticais das palavras usando cores:
·
Substantivo (laranja)
·
Interjeição (verde escuro)
·
Conjunção (verde)
·
Preposição (verde claro)
·
Advérbio (ciano)
·
Artigo (azul claro)
·
Numeral (azul)
·
Pronome (roxo)
·
Verbo (vermelho)
·
Adjetivo (rosa)
a) “Dê
ao povo o que ele quer.”
b)
“Visitarei o vovô daqui a três dias.”
c)
“Ah, o que comeremos hoje?”
d) “Dê
comida ao gato.”
e)
“Você está muito feliz hoje, hein?”
2 –
Arranje as palavras abaixo:
a – as – assustadas – correr – pessoas – puseram – se
a) com
o sujeito antes do predicado.
b) com
o sujeito depois do predicado.
c) com
o sujeito no meio do predicado.
3 – De
acordo com os conhecimentos obtidos sobre morfossintaxe, faça uma análise sintática
e morfológica das frases abaixo:
a) “A
corneta soou no acampamento.”
b) “O
leiteiro não veio sábado.”
c)
“Estamos em maus lençóis.”
d) “Não
podemos mais sair?”
(Se você deseja saber as respostas, clique aqui.)
É importante que já vão se apropriando de estratégias de ensino que garantirão o estudo significativo da morfossintaxe. Gostei.
ResponderExcluir