ANÁLISE DA PROPAGANDA DO MCDONALD'S NA SEMIÓTICA SOCIAL
Integrantes do grupo
Giovana Toloto Müller
Júlia da Silva Corrêa
Laura Arantes Lopes Macedo
Lucas de Souza Silva
1. INTRODUÇÃO
Semiótica é a ciência que estuda todos os
tipos de linguagens, sendo linguagem todo sistema de produção de sentido. De
acordo com ela, todo fenômeno de cultura só funciona culturalmente porque é
também um fenômeno de comunicação, se estruturando como linguagem, ou seja,
todo fato cultural e toda prática social são práticas significantes, que
produzem linguagens e sentidos e elas estão sempre em transformação.
E nesse trabalho, vamos analisar uma propaganda de um determinado fast food, no caso o McDonald’s, de acordo com a perspectiva social (multimodalidade) conforme os estudos de Van Leeuwen.
2. DESENVOLVIMENTO
A sintaxe visual, o modo como as imagens
são apresentadas está relacionado aos significados que pretendem expressar. E
para a compreensão, há três sistemas que orientam no processo de leitura de
imagens:
1)
Valor da informação: Refere-se á
localização dos elementos que estão na imagem (direita/esquerda, alto/baixo,
centro/margem);
2)
Saliência: Refere-se como os elementos são produzidos para chamar a atenção;
3) Framing:
É o enquadramento, a presença ou ausência de molduras baseado na relação dos objetos
entre si.
Relacionado a modalidade visual, ela mostra
a importância e o objetivo de determinado elemento de acordo com a sua posição
na prática social, no caso se o elemento aparece na parte de cima, ele mostra o
que poderá ser alcançado, o ideal; se está na parte de baixo, o que é ou está
ao seu alcance, é o real e um exemplo disso é a cor e a acuidade visual, que
quando há uma imagem que é representada como um objeto não real, é visto de uma
certa distância, e quando é real, mais de perto.
A recontextualização é o processo de novos
conceitos sendo atribuídos, tendo relação de acordo com as circunstâncias,
histórias, estratégias etc. E de acordo
com Fairclogh (2003a, 2006) ela ocorre quando determinados textos se incorporam
em outros textos. E nesse âmbito, há
vários estilos, mas o que está relacionado com esse trabalho é o publicitário, que
se desenvolveu para vender produtos e serviços e moldar a identidade da
sociedade em relação ao consumo e isso acontece através da mídia, como a
televisão, que por ela se propaga diversas propagandas comerciais com intuito
de chamar a atenção do interlocutor.
Em relação as cores que são utilizadas nas
propagandas comerciais, devem se ter em mente que elas são vistas como um fator
de manipulação. Para Farina (1990, p.26), o uso da cor diz a respeito as
exigências do campo que a explora, podendo ser na Educação, na moda, medicina
etc. Assim sendo, deve-se entender a representação da cor como um meio
simbólico que expressa certa intenção. Ela não é só um mero elemento estético para
decoração, mas sim um modo de expressão de cada indivíduo em suas situações.
De
acordo com Savoia e Cornick (1989, p.36) as cores geram sensações no ser
humano, como frio, calor, medo, odor e entre outras sensações. Mas pelo fato de
produzirem vários efeitos, as vezes são contraditórias dependendo da ocasião em
que são utilizadas.
2.1. Análise
da propaganda
O atrativo cultural escolhido para a
análise foi uma propaganda do fast food McDonald’s.
De acordo com Van Leeuwen (2000),
o texto escrito é cada vez menos importante e uma maior gama de modos de
representação está sendo mais procurado, como imagens, por exemplo.
A mídia e o marketing utilizam
de novas tecnologias e imagens que consistem em manipulações estratégicas da
linguagem como forma de dissimular propósitos promocionais em textos e imagens
publicitárias, assim, alcançando o consumidor potencial.
Temos
na Figura 1, um grande incentivo da parte de marketing para um consumo elevado
de lanches de forma diária. Vemos algumas estratégias para o consumo bem
nítidas como jogo de cores, no caso: o vermelho, que geralmente se utiliza para
estimular o apetite e decisões rápidas; o amarelo que produz efeito de alegria,
estimula a atividade mental sendo relacionado com a alimentação; promoções
diárias (incentivo ao consumo desenfreado) e frases de efeito como “Todo dia um
clássico diferente”, dando a entender que o consumidor deve comprar um lanche
para cada dia da semana.
Figura 1 - Propaganda virtual da rede McDonald's de
fast food
Disponível em: <https://www.researchgate.net/figure/Figura-01-propaganda-virtual-da-rede-McDonalds-de-fast-food_fig1_329351791> Acesso em: 15 de novembro de 2021
3. CONCLUSÃO
Com isso, percebe-se a importância de uma análise diante de alguma propaganda ou de textos propagados na mídia pelo fato de através deles, se divulgam mensagens que podem alienar e manipular o indivíduo que a está lendo com o objetivo de persuadi-lo a consumir aquele determinado material, como no caso da nossa análise. E o modo de como os elementos mínimos em uma propaganda fazem a diferença na interpretação como o enquadramento, as cores utilizadas, o local em que as figuras estão localizadas, as frases propagadas expressadas, entre outros.
4. REFERÊNCIAS
FIORIN, J.L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo:
Contexto, 2005.
SANTAELLA, L.O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense,
2003.
VIEIRA, J.A.,et al.. Discursos nas Práticas Sociais:
Perspectivas em Multimodalidade e em Gramática Sistêmico-Funcional. São
Paulo: Annablume, 2010.
SANTOS,
Alana. “O significado das cores na publicidade”; Publicitários Criativos.
Disponível em: https://www.publicitarioscriativos.com/o-significado-das-cores-na-publicidade/amp/. Acesso em 15 de novembro de 2021.
LENDL,
Aluizio. “Figura 1- Propaganda virtual da rede McDonald’s de fast food”;
ResearchGate. Disponível em:
https://www.researchgate.net/figure/Figura-01-propaganda-virtual-da-rede-McDonalds-de-fast-food_fig1_329351791. Acesso em 15 de novembro de 2021.
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