OS SIGNOS VISUAIS CONTIDOS NOS MEMORIAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

INTEGRANTES

 

Alessandra Santos Garcia Mello N403EB2

Andressa Esteves Ribeiro N521GB0


A SEMIÓTICA DE MODO GERAL  

Semiótica é a ciência que estuda os signos ou a significação. Seu objetivo é entender e facilitar a comunicação. 

Seu campo de estudo abrange as linguagens verbais e não-verbais, sempre contendo significação. 

 

Dentro da semiótica estão os "signos”, elementos culturais e naturais significativos, como por exemplo: uma cor, uma palavra, uma imagem, uma música... 

 

Os signos podem ser encontrados em toda parte, por isto a semiótica está ligada a varias áreas do conhecimento. Por meio dela, podemos entender mecanismos de comunicação humana e animal, como pensamentos, sentimentos e frustrações.

 

A comunicação e a semiótica estão completamente ligadas, pois a existência da comunicação depende da linguagem, que é formada de signos.


 

SEMIÓTICA SOCIAL 

 

O objetivo da Semiótica Social “[...] é entender a dimensão 

social do significado, sua produção, interpretação e circulação, 

e suas implicações” (JEWITT; BEZEMER; O’HALLORAN, 2016, p. 

58).

 

Também conhecida como Sociossemiótica, a Semiótica social busca explicar a criação de significados (visuais, verbais ou aurais) através da prática social, isto é, busca significado em circunstâncias sociais e culturais específicas. 

 

Neste caso, a comunicação pode ser multimodal, ou seja, são inclusos recursos visuais, verbais, escritos, gestuais ou musicais.



ELEMENTOS SEMIÓTICOS CONTIDOS NO MUSEU DA VITÓRIA EM MOSCOU

 

II Guerra Mundial é denominada pelos russos como Grande Guerra Patriótica, pois para este povo foi um evento de proporções catastróficas onde toda a população civil se envolveu na defesa de sua nação. É uma história de bravura e sacrifícios, e o povo russo tem muito orgulho e respeito pelos que fizeram parte disto. 

 

Dentro do complexo, uma das partes mais surpreendentes são os seis dioramas que reconstroem as principais batalhas travadas em solo russo, como por exemplo Batalha de Stalingrado e Kursk e o Cerco de Leningrado. São quadros pintados de forma realista, que incluem objetos para dar mais veracidade à cena.

 

A cena que remonta o cerco de Leningrado é extremamente tocante. Notamos claramente a utilização de elementos semióticos para a construção deste cenário, utilizando-se cores frias para assim causar um sentimento de tristeza, de desespero e claro, evidenciar o inverno rigoroso.


  


As cores são fontes semióticas multimodais, utilizadas para representar ideias, atitudes e estabelecer coerência. Neste caso, podemos observar um contraste de cores empregue com a intenção de causar ao visitante a sensação de melancolia e medo, através dos tons frios. Como se o mesmo estivesse ali, com frio, observando todo o caos ao seu redor e ao mesmo tempo, o uso de cores vivas para a representação do fogo, indicando agitação e ataque. 

 

 

Em todas as salas, existem placas e cartazes informativos relatando os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, para que assim os visitantes possam se guiar. Porém, se as mesmas não estivessem ali não haveria tanta diferença, pois as próprias imagens já são bem explicativas. 

 

Por exemplo, quando tive a oportunidade de conhecer este museu, não possuía tanto conhecimento sobre a língua russa, as placas não ajudaram-me a compreender o que estava sendo relatado. Entretanto, com as imagens, cores, e todo panorama ali criado, pude enxergar completamente o que estava sendo transmitido e sentir todo o sofrimento daqueles que ali estavam. 

 

                


 

E para finalizar, temos o "Hall da tristeza", ou sala de lágrimas, que é decorado com correntes presas ao teto ligadas a um tipo de vidro em formato de lágrima, representando as vidas perdidas na guerra.

 


Essas correntes podem ser consideradas ícones pois se assemelham a lágrimas, remetendo-se a dor causada pelas perdas no conflito anteriormente citado. 



OBSERVAÇÕES FINAIS 


Segundo Kress e Van Leeuwen, a paisagem semiótica da comunicação visual tem passado por efetivas transformações. Por conta disto, podemos classificar os elementos culturais apresentados como representantes diretos dos significados dados para os signos presentes no local, tendo em vista que as imagens são autoexplicativas, facilitando o entendimento no contexto geral. 

 

Por conseguinte, os resultados desta análise apontam para o fato de que a Semiótica está presente nos elementos encontrados no Museu da Vitória em Moscou. 

 



REFERÊNCIAS 

 

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/semiotica.htm

https://blogs.oglobo.globo.com/to-russa/post/arte-historia-e-tecnologia-um-passeio-pela-russia-nos-museus-de-moscou.html

https://www.moscou.net/parque-vitoria

http://www.viajandocomarte.com.br/museu-da-ii-guerra-em-moscou/

https://www.hisour.com/pt/museum-great-patriotic-war-moskva-russia-7628/

<https://www.infoescola.com/filosofia/semiotica/>. Acesso em: 27 Set. 2021.

https://www.pimentacultural.com/semiotica-social

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