A importância do ato de ler
Guilherme da Silva Negrão Gomes N411457
Lucas Rodrigues da Silva F044645
Nelson Ribeiro de Paiva Júnior F0288F6
Suendi Patrícia Silva Nunes N3861E0
O alfabeto possibilitou o avanço de todas as áreas que conhecemos, a área de ciências e tecnologias é um ótimo exemplo disso, logo a capacidade de transmitir e decifrar mensagens passou a existir. Tudo seria diferente se tal ferramenta não existisse. Se refletirmos um pouco sobre a prática da leitura, percebemos como é importante tanto para a vida profissional quanto para o cotidiano em que praticamos a cidadania. Desta forma, é necessário que o exercício da leitura transcenda a obrigação e atinja o lazer, incentivando a formação de uma bagagem intelectual. A leitura não deve ser apenas individual, digo, as palavras têm o poder de sair do papel e se tornarem parte da construção pessoal, trazendo para o dia-a-dia as experiências vistas nas páginas, colocando em ação os ensinamentos e mensagens contidos nas mesmas.
Considerando
essas afirmações, é imprescindível que um aluno seja capaz de fazer a leitura e
caminhar para fora da simples decodificação de palavras. Assim como dizem os
objetivos que os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem [...] deve-se compreender
a cidadania como participação social e política, assim como exercício de
direitos e deveres políticos, civis e sociais. (Ministério da Educação, 1998).
Neste sentido a leitura tem um papel fundamental na formação da criança, para
que esta seja capaz de uma interação com todos ao seu redor dentro do meio que
vive.
A
criação do hábito da leitura é tão importante que inclui benefícios à saúde
mental do leitor. Psicólogos recomendam a leitura como remédio para o estresse.
Como diz a Psicóloga Thaiana Brotto: a leitura se torna uma pausa saudável e
prazerosa na rotina, diminuindo os níveis do hormônio do estresse e a
ansiedade. E também pode ir muito além, prevenindo o mal de Alzheimer por
desenvolver a fala e fortalecer o emocional.
Segundo
o neurologista André Matta, professor de neurologia da Universidade Federal
Fluminense (UFF), a área do cérebro responsável pela leitura está intimamente
ligada à região da memória, da atenção, da concentração, da visão e da
linguagem falada. Quanto mais se estabelecem conexões entre as áreas, mais elas
se desenvolvem. (Muniz, C. Extra Globo, 2015).
A
cultura da leitura é tão fraca dentro do nosso país que quando os alunos chegam
ao nível superior de ensino, onde é confiado que sejam leitores ávidos, encontra-se
um déficit na leitura e interpretação. Um estudo com estudantes de diferentes
áreas do conhecimento, em três universidades, através de uma produção textual
regular possibilitou que o desempenho fosse observado. A pesquisa indicou que o
problema não era apenas no ensino inadequado da gramática no ensino básico, mas
também a falta de leitura dos próprios alunos. (Cunha, N. B; Santos, A.A.A.
2006)
Ao redor do mundo, a leitura é constantemente abordada
com muita importância desde o princípio da educação com livros infantis para
que desde pequeno construa o interesse pelas letras, tendo em mente a certeza
que conhecimento é necessário para a comunicação e também para a conquista de
um bom aprendizado no âmbito escolar.
Pensando nesse processo de leitura na educação infantil,
uma forma de instigar o pensamento reflexivo com narrativas que apresentem
valores e questões importantes para a formação da criança. Como por exemplo, as
fábulas trazem uma moral no fim do texto e que podem ser discutidas dentro do
ensino fundamental. É possível transformar isso em uma atividade constante de
leitura dentro de sala, onde os alunos podem escolher histórias para ler
durante um período de tempo e isso vai possibilitar que seja criado um laço
maior com a atividade, logo que a criança vai contar aos colegas uma história
que gosta muito.
Se desejar o aprofundamento das questões temáticas sobre
determinado assunto, um debate com perguntas simples pode extrair uma resposta
oral e estimular a troca de experiências entre todos. Ao mesmo ponto que
questões escritas podem avaliar a transformação do conteúdo nas palavras dos
alunos e a relação da leitura feita com o que já existe na cabeça das crianças.
Como nas questões abaixo que se referem à fábula “A tartaruga e a lebre”:
Na
fábula, a lebre contava vantagens sobre os outros animais, esbanjando sua
rapidez. Resolveu então desafiá-los para uma corrida. A tartaruga que ouvia a
conversa atentamente aceitou o desafio, mesmo depois que a lebre a desprezou ao
dizer que seria impossível que ela vencesse. A tartaruga não desistiu. Foi
decidido o percurso e logo na largada a lebre disparou na frente, mas para
debochar da colega decidiu tirar um cochilo. A tartaruga não parou nem por um
segundo, seguindo seu passo com calma até que venceu a corrida. A lebre acordou
justo no momento que a vencedora atravessou a linha de chegada. (Sousa, M. 2014) Moral: Quem corre se cansa, mas sem pressa se
vai longe.
I.
Na história, a tartaruga venceu a lebre por
que:
( ) Não
subestimou o adversário, porém acreditou em si mesma.
( ) Não
confiou no seu potencial e desrespeitou o adversário.
( ) Acreditou
na lebre.
II.
No final da história, a lebre foi:
( ) derrotada
pelo abuso de confiança.
( ) enganada
pela tartaruga.
( ) derrotada
porque subestimou a tartaruga.
III.
Explique com suas palavras a moral da
história.
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REFERÊNCIAS
Brotto, T. Como a leitura é
capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse [internet]. Psicólogos
Berrini, São Paulo, Brasil. 2016 abr. [Citado 2019 mai 22]. Disponível em: https://www.psicologosberrini.com.br/ansiedade-sintomas-e-tratamento/como-leitura-ajuda-no-tratamento-da-ansiedade-e-estresse/.
Cunha, N. B; Santos, A.A.A.
Relação entre a Compreensão da Leitura e a Produção Escrita em Universitários
[internet]. Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil. 2006. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/prc/v19n2/a09v19n2.pdf.
Muniz, C. Hábito da leitura
adia o Mal de Alzheimer, desenvolve a fala e fortalece o emociona [internet].
Extra Globo. 2015 set 24. [Citado 2019 mai 22]. Disponível em:
https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/habito-da-leitura-adia-mal-de-alzheimer-desenvolve-fala-fortalece-emocional-8909534.html.
Secretaria de Educação Básica.
Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Séries.
Brasília, Brasil. 1998. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf.
Sousa, M. A tartaruga e a
lebre. 1ª edição. Brasil: Girassol; 2014.
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