TEXTO E CONTEXTO

A relação entre texto e contexto é fundamental para a compreensão da mensagem transmitida do locutor para o interlocutor.

Nas palavras de Fiorin e Platão (2011, p. 28), “um texto é, pois, um todo organizado de sentido. Dizer que ele é um todo organizado de sentido implica afirmar que o texto é um conjunto formado de partes solidárias, ou seja, que o sentido de uma depende das outras”.

Sendo assim, não se pode basear em fragmentos isolados do texto, pois o significado só será compreendido quando todo o texto for levado em conta. Além disso, é necessário ter conhecimento das concepções existentes na época e na sociedade em que o texto foi produzido para compreendê-lo corretamente.

Com a relação feita acima, podemos agora entender melhor a função e propriedades de cada uma das partes.

● Texto

O texto é uma manifestação das ideias de um autor, em se tratando de textos escritos, ele é o encadeamento e a forma de transmissão de um raciocínio ou uma mensagem ao leitor.

Existem vários gêneros textuais, que envolvem ou não a escrita, mas todos possuem uma característica em comum: o contexto é essencial.

● Contexto

O contexto é indispensável para a interpretação, análise e entendimento do texto, o termo se refere a tudo que permeia a produção de um texto e informações que o acompanham.

Com isso, o contexto pode se referir desde o ambiente físico onde o texto foi escrito, até o panorama situacional de um período, como momento histórico, social, político ou cultural na qual o autor está inserido. Se faz necessário que o leitor conheça o contexto para que a mensagem transmitida pelo autor seja completamente compreendida.

Desse modo, o contexto pode ser classificado em:

a. Contexto Linguístico

Refere-se às informações que estão contidas no texto, ou seja, que acompanham uma palavra, enunciado ou expressão. O texto, então, fornece o contexto suficiente para o entendimento por si só.

Exemplo: “Finalmente João chegou cedo.”

O advérbio “Finalmente” apresenta um contexto em que João não tem o costume de chegar cedo.

b. Contexto Extralinguístico

O contexto extralinguístico são informações que estão além do texto, envolvem circunstâncias da sociedade e momento vivido, como panorama econômico, histórico e cultural.

Exemplo: “Fogo!”

Neste exemplo, o interlocutor pode interpretar tanto uma situação de incêndio como uma aula de tiro.

Agora, analise a seguinte tira de Luís Fernando Veríssimo e diga qual a interpretação dessa tira e o contexto utilizado para averiguá-la.

Zero Hora. Segundo Caderno, 13 fev. 1995.

Resposta: A tira de Luís Fernando Veríssimo deve-se ser interpretada através de seu contexto linguístico e extralinguístico.

Primeiramente deve-se ter conhecimento da época em que foi escrita para saber que Éfe Agá era o atual Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Além disso, também é importante saber sobre o governo, a situação da época para entender a ironia que se concretiza a tira.

Se a primeira parte fosse lida separadamente, o sentido da tira mudaria completamente, pois apresenta que o governo de Fernando Henrique foi maravilhoso, porém quando avalia-se a segunda parte, percebe-se que o governo foi caracterizado pela lentidão com que se tomavam as decisões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BARROS, Diana Luz De. Teoria Semiótica do Texto. 4ª edição. São Paulo, 2001.

DIANA, Daniela. Contexto. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/contexto/. Acesso em: 14 de maio de 2019.

FARO, Silene. Texto, contexto e intertextualidade. Portifólio de Língua Portuguesa e Literatura. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/contexto/. Acesso em: 14 de maio de 2019.

SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 4ª edição. São Paulo, 2005.

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