Coesão e Coerência
Leia o texto abaixo. Você
consegue perceber algo de estranho com ele?
“Jorge era um menino
fraco e muito magro, que levava com muito esforço a cesta na qual carregava os
amendoins que vendia na rua. Certo dia, entretanto, um carro bateu e virou
próximo à calçada onde Jorge estava. O menino não pensou duas vezes: correu até
o carro e carregou com facilidade o homem grande e corpulento que estava no
banco do motorista. ”
Se você
pensa que a história acima não faz sentido, você está correto. Afinal, como um
menino fraco que mal consegue carregar uma cesta de amendoins poderia carregar
um homem grande para fora de um carro?
Esse texto é o que pode ser
chamado de texto incoerente. Coerência é o sentido, a lógica, é quando as
ideias apresentadas no texto não se negam e há um significado que pode ser
percebido no texto. Quando há coerência, dizemos que o texto é coerente.
Entretanto, quando há casos como no pequeno conto acima, em que as ideias do
texto se contradizem, há o que chamamos de texto incoerente, porque não há
coerência a ser percebida.
Um texto é apenas uma série de
ideias que se complementam a fim de expressar uma mensagem. Com isso em mente,
é possível perceber que se um texto tiver coerência problemática não poderá
cumprir bem o seu papel de expressar ideias ou mensagens, já que ele estará
confuso e contraditório. Essa percepção reforça a importância de se ter a
coerência em um texto, uma vez que um texto incoerente mais atrapalha do que
ajuda, na maioria dos casos. Veja abaixo mais um exemplo sobre coerência.
Imagine que há um jovem chamado
Pedro que mora com a mãe dele. Um dia, Pedro acorda e encontra um bilhete
deixado por sua mãe, que diz:
“Pedro, vou ao médico às 10:00. Volto às 10:01. Faça o
almoço enquanto estou fora. ”
Pedro ficaria confuso ao ler tal
bilhete. A mãe de Pedro diz no bilhete que irá ao médico, mas também afirma que
voltará um minuto depois, sendo que é impossível sair de casa, ter uma consulta
médica e voltar em apenas um minuto. Além disso, ela pede que Pedro faça o
almoço enquanto ela está fora, o que também seria impossível em só um minuto.
Perceba que a mensagem deixada para Pedro não faz sentido, e as ideias nela
contrariam umas às outras, tornando o bilhete incoerente. Uma mensagem mais
coerente seria algo como:
“Pedro, vou ao médico às 10:00. Volto às 13:00. Faça o
almoço enquanto estou fora. ”
Dessa
vez a mensagem foi escrita de forma coerente, visto que há um tempo razoável
para a mãe de Pedro ter uma consulta médica e Pedro fazer o almoço.
Agora leia o texto a seguir. Como
no primeiro texto, observe se há algo estranho com este também.
“Júlia foi para a
padaria. Júlia queria comprar pão e leite. A padaria estava fechada. Júlia teve
que procurar outra padaria. ”
Você deve perceber que o texto
acima também é difícil de ser compreendido, mas não pelo mesmo motivo do
anterior. Desta vez, as ideias do texto não se contradizem, mas a forma como
elas se interligam é problemática. Agora observe esse mesmo texto reescrito de
outra forma:
“Júlia foi para a padaria porque queria comprar pão e leite,
mas ela teve que procurar outra padaria, pois aquela estava fechada. “
Você
deve perceber que a leitura do texto flui muito melhor desta forma, sem repetir
palavras muitas vezes e dando ao texto um ritmo melhor. Em resumo, é possível
dizer que as palavras se ligam melhor umas com as outras.
A ligação entre as palavras e as
ideias de um texto é chamada de coesão e textos que possuem boa coesão são
chamados de coesos. Sendo assim, podemos dizer que o texto acima não era coeso,
mas se tornou após ser modificado. Veja mais alguns exemplos abaixo para
perceber a influência da coesão.
“João não namora mais com Maria. Maria traiu João. ”
As frases acima expressam duas
ideias separadas: João terminou com Maria e também foi traído por ela. Entretanto,
não há nenhum tipo de relação entre as duas afirmações, e por isso não somos
capazes de dizer se o motivo do término do namoro de João e Maria foi a
traição.
Agora, observe a
afirmação a seguir:
“João não namora mais com Maria, porque Maria traiu João. ”
Agora a situação está diferente. A
palavra “porque” liga as duas afirmações, dando a elas uma relação de causa.
Sendo assim, a causa de João ter terminado o namoro foi a traição que ele
sofreu. Esse é um exemplo de como podemos dar coesão a um texto: ligamos as
ideias apresentadas e estabelecemos uma relação entre elas.
Para concluir, perceba: um texto
é uma série de ideias que buscam expressar algo a alguém. Coerência é a
qualidade do texto que tem ideias que concordam entre si, não se negam e fazem
sentido. Coesão é a qualidade do texto que apresenta as ideias de forma que
elas se relacionam e se ordenam, como os membros de um corpo. Coerência e
coesão são essenciais para se escrever um texto, e conhecê-las é uma grande
ajuda para o estudo da Língua Portuguesa.
Veja agora alguns exercícios para
treinar suas habilidades com coesão e coerência:
1)
Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que
constituam um texto coeso e coerente.
I - Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em
grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.
II - As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os
pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais
simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais.
III - Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de
tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.
IV - Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem
deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, em que
os períodos devem aparecer.
a) II, I, III, IV
b) IV, II, III, I
c) IV,
I, II, III
d) III, I, IV, II
e) I, III, II, IV
2) “Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente
importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte
súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar
atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver
vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial,
dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o
estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as
chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e
moderação, é altamente recomendável. “
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo
relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no
fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia
de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz
uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de
colesterol e de glicose no sangue”.
3) Dê coerência às frases abaixo:
a) Eu estava com muito sono porque eu deitei bem cedo.
b) Fazia muito frio, portanto mesmo assim fomos à praia.
c) Faça a prova com atenção, assim você não tirará boa nota.
Respostas:
1) letra “c”
2) letra “a”
3- a) Eu estava com muito sono, POR ISSO deitei cedo.
b) Fazia muito frio, MAS fomos à praia mesmo assim.
c) Faça a prova com atenção, OU você não tirará boa nota.
Postagem feita por:
Adriana de Oliveira A. Minas
Beatriz Christine Moreira
Cainã Vinícius de L. Veloso
Cláudio Adriano da Costa
Cristina Nunes Takeda
Miguel Amorim C. Aguilar
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