PROSA ROMÂNTICA E POESIA LÍRICA
INTRODUÇÃO
A presente Atividade Pratica Supervisionada (APS) da matéria Teoria Literária, onde foi escolhido os temas Prosa Romântica e Poesia Lírica, visando a sua atuação para alunos do ensino fundamental.
O trabalho foi dividido em duas partes, um relatório escrito e uma postagem no blog, plataforma usada Blogger, onde devemos postar sobre o tema escolhido como um suporte de estudo para alunos e docentes.
Objetivo Geral
Analisar e estudar a prosa romântica e a poesia lírica e aplicar como método de ensino nas escolas de ensino fundamental e escolas de ensino médio.
Objetivos Específicos
- Desenvolver o assunto prosa romântica e poesia lírica;
- Analisar o poema lírico Tomara, escrito por VINÍCIUS DE MORAES.
DESENVOLVIMENTO
Contextualização
A prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição às convenções que imperam no domínio da poesia (rima, ritmo, métrica, sílabas, musicalidade). Trata-se do estilo mais utilizado na linguagem do cotidiano, especialmente adequado para expressar o pensamento racional, dado os atributos analíticos e objetivos de sua forma discursiva.
A poesia lírica é um gênero que se originou na Grécia Antiga, que é recitado em forma de canto e sempre acompanhado por um instrumento musical. A palavra Lírica vem do latim lyrĭcus que é um gênero literário no qual o autor fala, expressa, e caracteriza os sentimentos e desperta no leitor o mesmo sentimento, ela faz isso através dos versos que apropriam-se ao canto. A palavra lírica está associada a lira que é um instrumento de cordas que era usado para acompanhar os recitais de poesias desse tipo.
Metodologia e temas
A prosa romântica introduziu o romantismo no Brasil e foi determinante para o estímulo da arte nacional e ao sentimento nacional. A divulgação da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim, eles eram capítulos de romance que ficavam no canto das folhas de jornais e eram publicados semanalmente. Foi exatamente por meio desses folhetins que o romance se tornou extremamente popular, com isso surgiram os primeiros leitores da produção literária e a literatura se expandiu até o leitor comum.
Entre as características da prosa romântica, estão: Nacionalismo, Subjetivismo, Ufanismo, Idealização da mulher, Religiosidade, Culto à natureza, Amor platônico, Idealismo e Estética Nativista.
Este gênero literário se manifestou por meio de três obras: Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Regionalista.
O romance Indianista valoriza o herói nacional que é o índio e são explorados temas como o sentimentalismo e a natureza. O heroísmo presente nesta prosa romântica é representado pela nobreza de caráter e a valentia dos personagens. Um autor que se destaca é José de Alencar que escreveu as obras Iracema e Guarani.
O romance Urbano retrata a ascensão da classe média, a pequena burguesia e as relações sociais e morais, suas narrativas são lentas e escritas de forma detalhada e descreve a ambientação dos personagens. Nesta prosa temos três autores que se destacam, sendo eles, Joaquim Manoel de Macedo com a obra A Moreninha; Manoel Antonio de Almeida com a obra Memórias de um Sargento de Milícias e José de Alencar com a obra Diva e Senhora.
O romance Regionalista retrata o povo, mostrando o ambiente rural em oposição às cidades grandes e apresentam o sertanejo, as paisagens e os costumes do sertão. Entre os autores que se destacam estão, Jose de Alencar com a obra O sertanejo, Bernardo Guimarães com a obra Escrava Isaura e Visconde de Taunay com a obra Inocência.
O gênero lírico é composto pelo falante lírico, que demonstra seus sentimentos, pelo objeto lírico que pode ser a pessoa ou a situação que despertou esse sentimento no poeta, pelo motivo lírico que é o tema da obra e por fim a atitude lírica que é a forma que o falante expressa seus sentimentos.
Os versos podem ser formados por diferentes silabas. Versos que contém dois a oito sílabas são considerados como “arte menor” e “arte maior” o que contém mais de nove silabas. O canto lírico é caracterizado pelo timbre particular dos cantores. Atualmente a poesia lírica não está relacionada com a música como já foi, mas o poder das silabas poéticas faz com que ela mantenha a musicalidade nos versos.
Alguns tipos de textos líricos são:
•Soneto: Contem 14 versos com 4 estrofes, sendo duas quartetos e duas tercetos.
•Elegia: Poema que a temática é a morte, o amor não correspondido, sentimentos que remetem a tristeza.
•Écloga: Poesia que fala da vida simples, predominantemente regida por diálogos.
•Ode: Poema de exaltação, na maioria das vezes exalta algum dos personagens.
•Haicai: É original do Japão, são poemas breves, com apenas três versos contendo 17 sílabas, geralmente temáticos à natureza.
•Hino: Assemelha a ode, o hino trata-se de um poema que exalta e glorifica determinado tema, envolvendo divindades e a pátria.
•Sátira: Esse tipo de poesia ridiculariza muitos temas ligados ao âmbito social, político, muitas vezes no econômico entre muitos outros.
•Idílio: Assemelha a Écloga, Idílio é uma poesia pastoril, destituído de diálogos.
Análise - Poema Lírico
Tomara Que você volte depressa Que você não se despeça Nunca mais do meu carinho E chore, se arrependa E pense muito Que é melhor se sofrer junto Que viver feliz sozinho
Tomara Que a tristeza lhe convença Que a saudade não compensa E que a ausência não dá paz E o verdadeiro amor de quem se ama Tece a mesma antiga trama Que não se desfaz
E a coisa mais divina Que há no mundo É viver cada segundo Como nunca mais
VINÍCIUS DE MORAES
O poema apresenta todas as características da poesia lírica, a musicalidade presente nas rimas com muito ritmo; a subjetividade expressa em cada estrofe com bastante melancolia e egoísmo; a emocionalidade descrita na paixão, incerteza e saudade; e a concentração, é um poema “curto e grosso”, não se demora no que quer apresentar.
Atividades Pedagógicas
- 1. . Encontre no caça-palavras as palavras relacionadas ao gênero prosa.
- 2. A prosa romântica, não é dividida em fases, mas sim em tipos de romances. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos tipos de romance do romantismo:
A) Romance Regionalista, passado em ambiente rural, com mostra de costumes e valores de uma região e histórias que trazem um herói sertanejo, que preza a moral e é totalmente contrário às liberdades do meio urbano.
B) Romance Indianista, que resgatava os costumes e modo de vida indígena. O índio surge como herói e protagonista e a história tem como cenário a paisagem natural brasileira.
C) Romance Melancólico, publicado em folhetins, contando histórias que mostravam as desventuras da juventude boêmia da época. É carregado de sentimentalismo e pessimismo e quase sempre termina na morte dos protagonistas.
D) Romance Urbano, com histórias passadas nos centros urbanos e que criticavam e retratavam os costumes dessa sociedade. Os heróis/heroínas precisavam passar por várias provações para alcançar a felicidade e o amor.
- 3. Ligue de acordo com as características de Prosa Romântica.
ROMANCE INDIANISTA HEROÍSMO
ROMANCE URBANO COSTUMES DO SERTÃO
ROMANCE REGIONALISTA RELAÇÕES SOCIAIS
- 4. Leia o fragmento do celebre poema, do poeta Fagundes Varela. Após a leitura responda.
Cântico do Calvário - À memória de meu Filho morto a 11 de dezembro de 1863 “Eras na vida a pomba predileta Que sobre um mar de angústias conduzia O ramo da esperança. Eras a estrela Que entre as névoas do inverno cintilava Apontando o caminho ao pegureiro. Eras a messe de um dourado estio. Eras o idílio de um amor sublime. Eras a glória, a inspiração, a pátria, O porvir de teu pai! - Ah! no entanto, Pomba, - varou-te a flecha do destino! Astro, - engoliu-te o temporal do norte! Teto, - caíste!- Crença, já não vives! Correi, correi, oh! lágrimas saudosas, Legado acerbo da ventura extinta, Dúbios archotes que a tremer clareiam A lousa fria de um sonhar que é morto! (...)”.
- Cite as características do fragmento do poema acima.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Qual o gênero lírico do poema? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- 5. De acordo com o gênero lírico, é composto por estrofes, ritmo e melodia.
a) Soneto
b) Elegia
c) Écloga
d) Hino
- 6.Tratando-se do tema lírico, preencha os parênteses com as letras que correspondem às características dos tipos de poemas líricos.
a)Soneto
b)Elegia
c)Écloga
d)Ode
( ) Poemas cuja temática é a morte, o amor não correspondido e outros sentimentos que remetem a tristeza. Do grego, a palavra elegia significa “canto triste”.
( ) Poema de exaltação, normalmente exaltando alguns personagens, por exemplo.
( ) Formado por 14 versos (4 estrofes), onde 2 são quartetos e 2 tercetos.
( ) Poesia que retrata a vida simples, composta predominantemente por diálogos.
- 7. Leia o poema abaixo. E responda, qual o gênero lírico do poema, justificando sua resposta.
Mario Quintana A rua dos cataventos Da vez primeira em que me assassinaram, Perdi um jeito de sorrir que eu tinha. Depois, a cada vez que me mataram, Foram levando qualquer coisa minha. Hoje, dos meu cadáveres eu sou O mais desnudo, o que não tem mais nada. Arde um toco de vela amarelada, Como único bem que me ficou. Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada! Pois dessa mão avaramente adunca Não haverão de arrancar a luz sagrada! Aves da noite! Asas do horror! Voejai! Que a luz trêmula e triste como um ai, A luz de um morto não se apaga nunca!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
REFERENCIAS
AUTOR DESCONHECIDO. "Prosa Romantica". Enem Virtual; <https://www.enemvirtual.com.br/prosa-romantica/> Acesso em 10 de novembro de 2019
DE SOUZA, Elaine. “Genêros literários”, Sua Pesquisa.Com. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/generos_literarios.htm.> Acesso em 09 de novembro de 2019.
DIANA, Daniela. “Gênero Lírico”; Toda Matéria. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/genero-lirico/.> Acesso em 09 de novembro de 2019.
DIANA, Daniela. "Prosa". Toda Matéria. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/prosa/> Acesso em 10 de novembro de 2019
FERREIRA, Anna Rachel. "Como trabalhar classicos da literatura no ensino fundamental". Nova Escola. Disponivel em: <https://novaescola.org.br/conteudo/11820/como-trabalhar-classicos-da-literatura-no-ensino-fundamental> Acesso em 10 de novembro de 2019
MOTTA, Carlos Eduardo Varella Pinheiro. "Prosa"; InfoEscola. Disponivel em: <https://www.infoescola.com/generos-literarios/prosa/> Acesso em 10 de novembro de 2019.
MORAES, Vinícius de. Todo Amor. Edição:1. Companhia das Letras, 2017
PEREZ, Ana Gabriela Figueiredo. "Romantismo no Brasil". Racha Cuca; Disponivel em: <https://rachacuca.com.br/educacao/literatura/romantismo-no-brasil-prosa/> Acesso em 10 de novembro de 2019
"Prosa no Romantismo" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/11/2019 às 19:36. Disponível na Internet em <http://www.soliteratura.com.br/romantismo/romantismo10.php> Acesso em 10 novembro de 2019
VILARINHO, Sabrina. "Gênero Lírico "; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/literatura/genero-lirico.htm.> Acesso em 09 de novembro de 2019.
INTEGRANTES
Drialle Cristina Ferreira da Silva
Giovana Toloto Müller
Julia da Silva Correa
Julia de Souza Ribeiro
Maisa Carolina Leite Alves
Gostei!
ResponderExcluir