O USO DA LINGUAGEM EM PROSA E POESIA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA



ALUNAS:

Alessandra Santos Garcia de Mello N403EB2

Andressa Esteves Ribeiro N521GB0
Evellyn de Souza Barros N5180A3
Jéssica Xavier Marques N537493


GÊNEROS LITERÁRIOS TRABALHADOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Os gêneros textuais são as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos e no nosso cotidiano. Foram criados devido à constante necessidade que o ser humano tem de interagir e comunicar-se com o outro, desde milhões de anos atrás, em função daquilo que este deseja comunicar. Os gêneros estão sempre presentes no nosso dia a dia através de vários tipos de comunicação do cotidiano, como: bilhetes colados na geladeira; mensagens eletrônicas no celular e no computador; WhatsApp; bulas de remédio; receitas; orações; piadas contadas entre amigos; entrevistas de emprego; etc. A aplicação de gêneros na escola é de extrema importância para a aprendizagem e para o desenvolvimento de cidadãos melhores, dinâmicos, comunicativos e conscientes.

Alguns gêneros que podem ser produzidos na escola, são:

·         Parlenda: que são rimas (também infantis) em versos de cinco ou seis sílabas para se divertir aprendendo. Ajuda a memorizar e são recitados e produzidos em brincadeiras.
·         Trava-língua: jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar e sílabas formadas com os mesmos sons, mas, em ordem diferente. Ajuda a conhecer e pronunciar palavras com mais rapidez.
·         Bilhete: são mensagens simples, escritas de forma rápida e clara. São usados como meio de comunicação entre as pessoas, como se fosse um pequeno aviso e/ou lembrete.
·         Receita culinária: são orientações e instruções que ajudam as pessoas a prepararem pratos de comida, passo a passo.
·         Conto de fadas: é um tipo de história que, tipicamente, apresenta personagens fantásticos e imaginários como dragões, elfos, fadas, gigantes, gnomos, goblins, sereias, animais falantes, trolls, unicórnios, bruxas, etc.Ao criar essas histórias, os alunos exercitam a criatividade e a imaginação.
·         Contos: narrativa breve, curta, contendo um só conflito, uma única ação e com espaço limitado a um só ambiente, com número restrito de personagens. Estimula a criatividade em um período de tempo mais curto e faz com que o alunouse a imaginação de maneira mais direcionada.
·         Fábula: narrativa em prosa ou verso. Trabalha personagens que podem ser animais ou seres fantásticos. Há uma moral, o que faz com que este seja um género interessante para se trabalhar questões mais complexas acerca da visão de mundo dos alunos.
·         Poema: obra literária do gênero Poesia, dividido em estrofes e versos. Manifesta sentimento e musicalidade.
·         Lenda: uma narrativa fantasiosa, transmitida oralmente através dos tempos.De caráter maravilhoso, em que um fato histórico se amplifica e se transforma em imaginação popular.
·         Convite: é a solicitação da presença ou participação de alguém em um determinado evento.
·         Carta: mensagem com objetivo de comunicação denso. Trabalhada em vários vestibulares, é um género interessante para se trabalhar em sala de aula.
·         Diário: relatodo que se faz e do que acontece todos os dias no cotidiano.
·         Música: combinação harmoniosa e expressiva de sons e melodia, é a arte de se expressar por meio de sons.
·         Crônica: narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica.
·         Charge: um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual. Pode conter uma ou mais personagens.
·         Propaganda: é um meio de anunciar um determinado produto; é mostrar em um curto espaço (comerciais, revistas, jornais) motivos pelo qual um produto é bom; fazer com que chame atenção das pessoas.
·         Placas de sinalização: são equipamentos e elementos utilizados para facilitar a comunicação visual.Indica setores, salas, cuidados com segurança, entradas e saídas (de emergência, por exemplo) contribuindo para direcionar e orientar as pessoas.



O USO DA LINGUAGEM EM PROSA E POESIA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA
O Conto
No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida.”     (Queiroz, Eça de)
O contato com o conto vem desde a primeira infância, afinal quem nunca ouviu falar em Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, entre tantos outros? A verdade é que temos contato com contos desde cedo, o que estimula o pensamento critico, a criatividade e bons hábitos de leitura. O conto consiste em uma narrativa em prosa, mais curta que novela e romance. Sua estrutura é fechada e objetiva, composta por três elementos: introdução, desenvolvimento e clímax, podendo ser fictícios ou não fictícios, normalmente narrando um episódio especifico. Os elementos que compõe o conto são:
Espaço:Local em que ocorre a narrativa, por ser uma narrativa breve o espaço tem de ser reduzido.
Tempo: tempo que se passa a narrativa, podendo ser cronológico (exterior) e psicológico (interior)
Foco Narrativo:Trata-se do narrador, seja ele onisciente, personagem ou observador.
Personagens: Os indivíduos participantes da narrativa, por ser um texto curto são poucos personagens.
Diálogo: Elemento crucial do conto, o que determina o desenvolvimento dos conflitos da trama.
Epílogo: O clímax da narrativa, determinado pelo desfecho da ação. Como se trata de um texto curto, o texto passa do desenvolvimento diretamente para ação.
Dentro da esfera literária encontramos diversos tipos de conto, tais como:
·         Contos Realistas
·         Contos Populares
·         Contos Fantásticos
·         Contos Eróticos
·         Contos de Terror
·         Contos de Humor
·         Contos Infantis
·         Contos Psicológicos
·         Contos de Fadas

Alguns dos principais contistas que encontramos na literatura brasileira são: Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Luiz Fernando Veríssimo e Dalton Trevisan.Segue abaixo um exemplo de conto:

TROCO LIKES
O dia amanheceu nublado em São Paulo. Jenifer queria muito ficar alguns minutos a mais na cama e desfrutar a preguiça pertinente aos domingos, mas precisava levantar rapidamente, afinal não podia deixar seus milhares de seguidores esperando. Levantou-se, lavou os olhos, encarou seu reflexo no espelho, viu as marcas de cansaço evidentes em seu rosto e começou o processo matinal: pentear os cabelos até estarem belamente desarrumados, hidratante na pele, base para o rosto, corretivo para as olheiras, blush para o aspecto saudável das bochechas e um leve tom de cereja para os lábios.Vestiu o pijama que a fábrica doces sonhos havia enviado,era desconfortável e demasiadamente sexy, mas não podia desagradar seus patrocinadores voltou para a cama e ligou a câmera do celular:
— Uahhhhh! Bom dia meus amores! Ficar na cama até mais tarde no domingo pode sim não é mesmo?
Com o primeiro story do dia pronto,ela podia seguir com a sua rotina costumeira, que envolvia muitas selfies, fotos retocadas resenhas de lugares que ela frequentava. Desde que se tornou influenciadora digital sua rotina tem sido a mesma, todos os momentos da sua vida precisam ser registrados minuciosamente e editados até atingir a perfeição. Não se espera menos que perfeição de Jenifer Nogueira.
 A tarde chegou sem que Jenifer notasse, estava ocupada demais se preparando para mais uma sessão de fotos profissionais para registrar o seu passeio no shopping domingo a tarde. Ela estava deslumbrante, os longos cachos dourados caiam sobre seus ombros, a maquiagem perfeita que realçava seus olhos cor-de-mel e o batom vermelho que também havia ganhado de um patrocinador. Começou a tirar varias selfies antes de sair de casa, mas apesar de estar linda, se sentia frustrada por nenhuma foto estar “boa o suficiente”, não se espera menos que perfeição de Jenifer Nogueira. Começou a editar: luz, filtro, efeito, remove as manchinhas, afina a cintura, realça as cores e pronto, a foto perfeita que custou mais duas horas do domingo de Jenifer. Depois de tudo pronto, ela finalmente sai para os seus compromissos e só retorna para casa com a noite já avançada.
Jenifer se deita na cama e a ansiedade consome seus pensamentos. Mais um domingo se passou e ela não conseguiu desfrutar com da companhia de  amigos oude sua família, não descansou, não pode chorar quando sentiu vontade, ou rir até doer a barriga sem se preocupar se iria interferir no seu visual. Ela não podia baixar a guarda e correr o risco que seus seguidores a vissem em seus momentos de fraqueza, ela não podia perder seus seguidores e encarar de frente sua solidão, eles eram tudo que ela tinha! Ela se sentia vista, amada, ouvida, querida. Suas inseguranças não a preocupavam quando ela estava ocupada mostrando seus novos sapatos para milhares de jovens que a assistiam. Mas então porque essa sensação de vazio tomava conta dela todas as noites, quando estava sozinha com seus pensamentos? Se lembrou de quando era menina e achava que todos seus problemas passariam quando fosse famosa e chorou baixinho até adormecer, sentindo que havia desapontado a sua versão adolescente.
O dia amanheceu nublado em São Paulo, mas dessa vez Jenifer se permitiu dormir mais um pouco, levantou-se e encarou seu reflexo no espelho: — O preço que a perfeição cobra é alto demais, será que estou disposta a pagar?— Se sua decisão iria valer a pena ou não, só o futuro pode afirmar, mas a partir daquele dia Jenifer decidiu viver a vida sem retoques e pela primeira vez em anos se sentiu verdadeiramente completa.

ATIVIDADES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS:

EXERCÍCIOS
Após a leitura reflexiva do texto acima, responda com atenção as questões abaixo
1-      Identifique quais elementos de conto é possível identificar no texto acima e explique a função de cada um.
2-      Quais são os principais elementos estruturais para a construção do conto?
(a)    clímax, epílogo e personagem
(b)   clímax, personagem e foco narrativo
(c)    Introdução, desenvolvimento e clímax
(d)   Espaço, tempo e diálogo
(e)    Diálogo, epílogo e espaço
3-      As redes sociais são facilmente acessadas por pessoas de todas as idades e fazem parte do cotidiano moderno. Crie um conto usando os elementos citados acima narrando algum episódio ocorrido nas mídias sociais. (Mínimo de 10 linhas)

LEITURA EM GRUPO
Aula destinada à leitura e interpretação oral de contos autorais. Os alunos sentam em roda e, acompanhados pelo professor, leem os textos produzidos, discutindo sobre os vários aspectos de cada história. O professor terá a oportunidade de abrir o diálogo entre os colegas, será o mediador das discussões em sala e poderá introduzir, de forma prática, o hábito da leitura interpretativa, assim como apresentar o conceito da leitura e discutir sua importância. A situação em grupo fará com que a leitura seja prazerosa, significativa, que colabora para formar o cidadão criativo e reflexivo. Ademais, esse tipo de atividade irá permitir que o educando estabeleça uma visão positiva acerca da experiência literária e esta poderá, assim, vir a fazer parte de seu cotidiano.


POEMA
palavra poema deriva do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”.
O poema é um gênero textual muito fácil de ser identificado por ser composto por versos e estrofes, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
Poesia  X poema
Poesia é algo imaterial. Uma forma literária da arte. Ela está presente não somente no poema, mas também na música, no teatro e em outros gêneros.
Já o Poema é uma forma de concretização da Poesia, ou seja, o texto em si.
“Todo Poema é uma Poesia, porém nem toda Poesia é um Poema.”
Como escrever um poema
1)- Versos e estrofes
Ao fazer um poema, o aluno precisa ter a noção do que é verso e estrofe. Como suponhe-se que o aluno não sabe escrever um poema ainda, é melhor começar escrevendo quadras (estrofes com somente 4 versos), assim  o texto é mais objetivo.
2)- Rima
Ao escrever, é importante lembrar que as poesias são feitas para serem recitadas. Sendo assim, faça-o pensar como vão soar as palavras escolhidas.
3)- Ler outros poemas
É fundamental ter contato com o estilo de texto que deseja escrever. Assim sendo, incentive-o a ler o máximo de poemas de autores de épocas diferentes. Isso ampliará o seu vocabulário de seus alunos e eles podem encontrar uma excelente fonte de inspiração.
Fome
A fome que tenho
Nenhum alimento irá saciar
Talvez um beijo, engane
Quem sabe um carinho
A fome que tenho não é de comer
A fome que tenho é de sentir
Sentir que não estou sozinho
Sentir o sorriso sincero
que já não conheço como antes
Sentir que a vida não é um ciclo
Sentir que posso ser diferente
E não ser julgado daqui pra frente
Sentir felicidade mesmo não tendo nada
Viver intensamente sem preocupação
Não precisar de ninguém
A fome que tenho é de ser alguém
Não um alguém qualquer
Mas um alguém feliz
                                      
EXERCÍCIOS
1- Explique o significado da palavra “fome” dentro do texto anteriormente lido.
2- Como você acredita que seja a pessoa relatada no poema?
3- Quais características fazem deste texto um poema?

REFERÊNCIAS


https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes/
Livro "A criação Literária - Prosa 1" por Massaud Moisés


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