O USO DA LINGUAGEM EM PROSA E POESIA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA
ALUNAS:
Alessandra Santos Garcia de Mello N403EB2
Andressa Esteves Ribeiro N521GB0
Evellyn de Souza Barros N5180A3
Jéssica Xavier Marques N537493
GÊNEROS LITERÁRIOS TRABALHADOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Os gêneros
textuais são as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos e no nosso
cotidiano. Foram criados devido à constante necessidade que o ser humano tem de
interagir e comunicar-se com o outro, desde milhões de anos atrás, em função
daquilo que este deseja comunicar. Os gêneros estão sempre presentes no nosso
dia a dia através de vários tipos de comunicação do cotidiano, como: bilhetes
colados na geladeira; mensagens eletrônicas no celular e no computador;
WhatsApp; bulas de remédio; receitas; orações; piadas contadas entre amigos;
entrevistas de emprego; etc. A aplicação de gêneros na escola é de extrema
importância para a aprendizagem e para o desenvolvimento de cidadãos melhores,
dinâmicos, comunicativos e conscientes.
Alguns gêneros que podem ser produzidos na escola,
são:
· Parlenda:
que são rimas (também infantis) em versos de cinco ou seis sílabas para se
divertir aprendendo. Ajuda a memorizar e são recitados e produzidos em
brincadeiras.
· Trava-língua:
jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com
grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar e sílabas formadas com os
mesmos sons, mas, em ordem diferente. Ajuda a conhecer e pronunciar palavras
com mais rapidez.
· Bilhete:
são mensagens simples, escritas de forma rápida e clara. São usados como meio
de comunicação entre as pessoas, como se fosse um pequeno aviso e/ou lembrete.
· Receita
culinária: são orientações e instruções que ajudam as pessoas a prepararem
pratos de comida, passo a passo.
· Conto
de fadas: é um tipo de história que, tipicamente, apresenta personagens
fantásticos e imaginários como dragões, elfos, fadas, gigantes, gnomos,
goblins, sereias, animais falantes, trolls, unicórnios, bruxas, etc.Ao criar
essas histórias, os alunos exercitam a criatividade e a imaginação.
· Contos:
narrativa breve, curta, contendo um só conflito, uma única ação e com espaço
limitado a um só ambiente, com número restrito de personagens. Estimula a
criatividade em um período de tempo mais curto e faz com que o alunouse a
imaginação de maneira mais direcionada.
· Fábula:
narrativa em prosa ou verso. Trabalha personagens que podem ser animais ou
seres fantásticos. Há uma moral, o que faz com que este seja um género
interessante para se trabalhar questões mais complexas acerca da visão de mundo
dos alunos.
· Poema:
obra literária do gênero Poesia, dividido em estrofes e versos. Manifesta
sentimento e musicalidade.
· Lenda:
uma narrativa fantasiosa, transmitida oralmente através dos tempos.De caráter
maravilhoso, em que um fato histórico se amplifica e se transforma em
imaginação popular.
· Convite:
é a solicitação da presença ou participação de alguém em um determinado evento.
· Carta:
mensagem com objetivo de comunicação denso. Trabalhada em vários vestibulares,
é um género interessante para se trabalhar em sala de aula.
· Diário:
relatodo que se faz e do que acontece todos os dias no cotidiano.
· Música:
combinação harmoniosa e expressiva de sons e melodia, é a arte de se expressar
por meio de sons.
· Crônica:
narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica.
· Charge:
um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma
caricatura, algum acontecimento atual. Pode conter uma ou mais personagens.
· Propaganda:
é um meio de anunciar um determinado produto; é mostrar em um curto espaço
(comerciais, revistas, jornais) motivos pelo qual um produto é bom; fazer com
que chame atenção das pessoas.
· Placas
de sinalização: são equipamentos e elementos utilizados para facilitar a
comunicação visual.Indica setores, salas, cuidados com segurança, entradas e
saídas (de emergência, por exemplo) contribuindo para direcionar e orientar as
pessoas.
O USO DA LINGUAGEM
EM PROSA E POESIA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO
DA LEITURA CRÍTICA
O Conto
“No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e
sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que
revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar,
ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem
somente os longes, numa cor unida.” (Queiroz,
Eça de)
O
contato com o conto vem desde a primeira infância, afinal quem nunca ouviu
falar em Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, entre tantos outros?
A verdade é que temos contato com contos desde cedo, o que estimula o
pensamento critico, a criatividade e bons hábitos de leitura. O conto consiste
em uma narrativa em prosa, mais curta que novela e romance. Sua estrutura é
fechada e objetiva, composta por três elementos: introdução, desenvolvimento e
clímax, podendo ser fictícios ou não fictícios, normalmente narrando um
episódio especifico. Os elementos que compõe o conto são:
Espaço:Local
em que ocorre a narrativa, por ser uma narrativa breve o espaço tem de ser
reduzido.
Tempo: tempo
que se passa a narrativa, podendo ser cronológico (exterior) e psicológico
(interior)
Foco
Narrativo:Trata-se do narrador, seja ele onisciente,
personagem ou observador.
Personagens: Os
indivíduos participantes da narrativa, por ser um texto curto são poucos
personagens.
Diálogo: Elemento
crucial do conto, o que determina o desenvolvimento dos conflitos da trama.
Epílogo: O
clímax da narrativa, determinado pelo desfecho da ação. Como se trata de um
texto curto, o texto passa do desenvolvimento diretamente para ação.
Dentro
da esfera literária encontramos diversos tipos de conto, tais como:
· Contos Realistas
· Contos Populares
· Contos Fantásticos
· Contos Eróticos
· Contos de Terror
· Contos de Humor
· Contos Infantis
· Contos Psicológicos
· Contos de Fadas
Alguns dos
principais contistas que encontramos na literatura brasileira são: Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de
Andrade, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Luiz Fernando Veríssimo e
Dalton Trevisan.Segue abaixo um exemplo de conto:
TROCO LIKES
O dia amanheceu nublado em São
Paulo. Jenifer queria muito ficar alguns minutos a mais na cama e desfrutar a
preguiça pertinente aos domingos, mas precisava levantar rapidamente, afinal
não podia deixar seus milhares de seguidores esperando. Levantou-se, lavou os
olhos, encarou seu reflexo no espelho, viu as marcas de cansaço evidentes em
seu rosto e começou o processo matinal: pentear os cabelos até estarem
belamente desarrumados, hidratante na pele, base para o rosto, corretivo para
as olheiras, blush para o aspecto saudável das bochechas e um leve tom de
cereja para os lábios.Vestiu o pijama que a fábrica doces sonhos havia
enviado,era desconfortável e demasiadamente sexy, mas não podia desagradar seus
patrocinadores voltou para a cama e ligou a câmera do celular:
— Uahhhhh! Bom dia meus
amores! Ficar na cama até mais tarde no domingo pode sim não é mesmo?
Com o primeiro story do
dia pronto,ela podia seguir com a sua rotina costumeira, que envolvia muitas
selfies, fotos retocadas resenhas de lugares que ela frequentava. Desde que se
tornou influenciadora digital sua rotina tem sido a mesma, todos os momentos da
sua vida precisam ser registrados minuciosamente e editados até atingir a
perfeição. Não se espera menos que perfeição de Jenifer Nogueira.
A tarde chegou sem que
Jenifer notasse, estava ocupada demais se preparando para mais uma sessão de
fotos profissionais para registrar o seu passeio no shopping domingo a tarde.
Ela estava deslumbrante, os longos cachos dourados caiam sobre seus ombros, a maquiagem
perfeita que realçava seus olhos cor-de-mel e o batom vermelho que também havia
ganhado de um patrocinador. Começou a tirar varias selfies antes de sair de
casa, mas apesar de estar linda, se sentia frustrada por nenhuma foto estar
“boa o suficiente”, não se espera menos que perfeição de Jenifer Nogueira.
Começou a editar: luz, filtro, efeito, remove as manchinhas, afina a cintura,
realça as cores e pronto, a foto perfeita que custou mais duas horas do domingo
de Jenifer. Depois de tudo pronto, ela finalmente sai para os seus compromissos
e só retorna para casa com a noite já avançada.
Jenifer se deita na cama e a
ansiedade consome seus pensamentos. Mais um domingo se passou e ela não
conseguiu desfrutar com da companhia de amigos oude sua família, não
descansou, não pode chorar quando sentiu vontade, ou rir até doer a barriga sem
se preocupar se iria interferir no seu visual. Ela não podia baixar a guarda e
correr o risco que seus seguidores a vissem em seus momentos de fraqueza, ela
não podia perder seus seguidores e encarar de frente sua solidão, eles eram
tudo que ela tinha! Ela se sentia vista, amada, ouvida, querida. Suas
inseguranças não a preocupavam quando ela estava ocupada mostrando seus novos
sapatos para milhares de jovens que a assistiam. Mas então porque essa sensação
de vazio tomava conta dela todas as noites, quando estava sozinha com seus
pensamentos? Se lembrou de quando era menina e achava que todos seus problemas
passariam quando fosse famosa e chorou baixinho até adormecer, sentindo que
havia desapontado a sua versão adolescente.
O dia amanheceu nublado em São
Paulo, mas dessa vez Jenifer se permitiu dormir mais um pouco, levantou-se e
encarou seu reflexo no espelho: — O preço que a perfeição cobra é alto demais,
será que estou disposta a pagar?— Se sua decisão iria valer a pena ou não, só o
futuro pode afirmar, mas a partir daquele dia Jenifer decidiu viver a vida sem
retoques e pela primeira vez em anos se sentiu verdadeiramente completa.
ATIVIDADES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS:
EXERCÍCIOS
Após a leitura reflexiva do texto acima, responda
com atenção as questões abaixo
1- Identifique quais elementos de
conto é possível identificar no texto acima e explique a função de cada um.
2- Quais são os principais
elementos estruturais para a construção do conto?
(a) clímax, epílogo e personagem
(b) clímax, personagem e foco
narrativo
(c) Introdução, desenvolvimento e
clímax
(d) Espaço, tempo e diálogo
(e) Diálogo, epílogo e espaço
3- As redes sociais são
facilmente acessadas por pessoas de todas as idades e fazem parte do cotidiano
moderno. Crie um conto usando os elementos citados acima narrando algum
episódio ocorrido nas mídias sociais. (Mínimo de 10 linhas)
LEITURA
EM GRUPO
Aula destinada à leitura e interpretação oral de contos autorais. Os
alunos sentam em roda e, acompanhados pelo professor, leem os textos
produzidos, discutindo sobre os vários aspectos de cada história. O professor
terá a oportunidade de abrir o diálogo entre os colegas, será o mediador das
discussões em sala e poderá introduzir, de forma prática, o hábito da leitura
interpretativa, assim como apresentar o conceito da leitura e discutir sua
importância. A situação em grupo fará com que a leitura seja prazerosa,
significativa, que colabora para formar o cidadão criativo e reflexivo.
Ademais, esse tipo de atividade irá permitir que o educando estabeleça uma
visão positiva acerca da experiência literária e esta poderá, assim, vir a
fazer parte de seu cotidiano.
POEMA
A palavra poema deriva do
verbo grego poein, que
significa “fazer, criar, compor”.
O poema é um gênero textual muito fácil de ser identificado por ser
composto por versos e estrofes, escritos através de uma linguagem que emociona
e sensibiliza o leitor.
Poesia X poema
A Poesia é
algo imaterial. Uma forma literária da arte. Ela está presente não
somente no poema, mas também na música, no teatro e em outros gêneros.
Já
o Poema é uma forma de concretização da Poesia, ou seja, o
texto em si.
“Todo Poema é uma Poesia, porém nem toda Poesia é
um Poema.”
Como escrever um poema
1)- Versos e
estrofes
Ao fazer um
poema, o aluno precisa ter a noção do que é verso e estrofe. Como suponhe-se
que o aluno não sabe escrever um poema ainda, é melhor começar escrevendo
quadras (estrofes com somente 4 versos), assim o texto é mais
objetivo.
2)-
Rima
Ao escrever, é importante lembrar
que as poesias são feitas para serem recitadas. Sendo assim, faça-o pensar
como vão soar as palavras escolhidas.
3)- Ler outros poemas
É fundamental ter contato com o
estilo de texto que deseja escrever. Assim sendo, incentive-o a ler o máximo
de poemas de autores
de épocas diferentes.
Isso ampliará o seu vocabulário de seus alunos e eles podem encontrar uma
excelente fonte de inspiração.
Fome
A fome que tenho
Nenhum alimento irá saciar
Talvez um beijo, engane
Quem sabe um carinho
A fome que tenho não é de comer
A fome que tenho é de sentir
Sentir que não estou sozinho
Sentir o sorriso sincero
que já não conheço como antes
Sentir que a vida não é um ciclo
Sentir que posso ser diferente
E não ser julgado daqui pra frente
Sentir felicidade mesmo não tendo nada
Viver intensamente sem preocupação
Não precisar de ninguém
A fome que tenho é de ser alguém
Não um alguém qualquer
Mas um alguém feliz
A fome que tenho
Nenhum alimento irá saciar
Talvez um beijo, engane
Quem sabe um carinho
A fome que tenho não é de comer
A fome que tenho é de sentir
Sentir que não estou sozinho
Sentir o sorriso sincero
que já não conheço como antes
Sentir que a vida não é um ciclo
Sentir que posso ser diferente
E não ser julgado daqui pra frente
Sentir felicidade mesmo não tendo nada
Viver intensamente sem preocupação
Não precisar de ninguém
A fome que tenho é de ser alguém
Não um alguém qualquer
Mas um alguém feliz
EXERCÍCIOS
1-
Explique o significado da palavra “fome” dentro do texto anteriormente lido.
2- Como você acredita que seja a
pessoa relatada no poema?
3-
Quais características fazem deste texto um poema?
REFERÊNCIAS
https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes/
Livro "A
criação Literária - Prosa 1" por Massaud Moisés
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