OS HETERÔNIMOS DA TECNOLOGIA

O avanço e a diversificação dos métodos de interação social fizeram com que a tecnologia ganhasse presença nesse processo. A tendência é de crescer ainda mais, considerando que é impossível desvinculá-la do nosso cotidiano. Imagine como isso impactará a educação no futuro. Curioso, não é?
Existem diversos relatos sobre como a tecnologia, ao estimular a autonomia e oferecer as ferramentas necessárias, contribuiu e ainda contribui para que os alunos sejam mais prestativos e responsivos em sala de aula, dessa forma o ensino não convencional torna-se mais atrativo e cativa com mais facilidade.
No Brasil, o desafio surge a partir de desvantagens socioeconômicas em comparação a outros países. É, de certa forma, utópico imaginar que cada escola tenha sua lousa digital ou notebooks para utilizar durante as aulas, porém a utopia deixa de ser ela mesma, quando algumas escolas no Brasil passam a utilizar esse novo método como alternativa de ensino.
Tornando o próprio sonho realidade a Escola Municipal Professor Geraldo Apparecido Rocha, localizada em São Paulo, em parceria com a Google, implementou aparelhos digitais individuais para os alunos estudarem de forma mais prática e dinâmica. 



A relação entre tecnologia e educação deve ser clara e concisa, principalmente levando em conta que as crianças estão cada vez menos interessadas no sistema educacional clássico e ainda mais ligadas aos estilos modernos de ensinar, o que contribui para que busquem o conhecimento de forma autônoma nas plataformas digitais. Essa autonomia pode ser benéfica ou maléfica para o aluno, pois há risco de obter desinformação sobre diversos conteúdos.
Levando em consideração todas as circunstâncias citadas anteriormente, notou-se que a plataforma Podcast tem potencial para ser uma aliada dos jovens ao mantê-los informados sobre assuntos escolares relacionados à matemática, ciência, geografia, gramática e literatura.
Visando exemplificar toda a teoria que foi descrita, realizou-se uma pesquisa sobre um estilo literário específico e mais à frente será feita a interação entre esse movimento e o uso do podcast para sua disseminação.
Contudo, vamos conhecer um pouco mais desta ferramenta que pode contribuir para um ensino totalmente tecnológico e não convencional.

PODCAST
Podcast é uma função que permite escutar o que quer, onde quer e quando quer. O usuário pode ouvir, por exemplo, seu assunto favorito enquanto viaja, enquanto espera uma consulta ou até mesmo enquanto come. Quem sabe? As opções são tantas.
A novidade faz sucesso fora do país há tempos, mas os brasileiros não ficaram de fora. Cada vez mais criadores de conteúdo são atraídos para esse tipo de desenvolvimento. Aplicativos como Spotify e SoundCloud oferecem um vasto acesso a arquivos de áudios com os mais variados temas.
A questão que mais impressiona é a quantidade de canais voltados à área da educação. Através de uma simples busca, você pode encontrar programas didáticos sendo apresentados por professores licenciados ou até mesmo estudantes produtores de conteúdo.
O método é gratuito e garante fácil acesso, o que atinge os mais diversos públicos. Isso transforma o entretenimento de alguns em fonte de conhecimento ativa para outros, fugindo de todo e qualquer estilo maçante de ensinar e, consequentemente, de aprender.


MODERNISMO E FERNANDO PESSOA
Como foi dito anteriormente, foi realizada uma pesquisa acerca de um período literário para exemplificar o uso da tecnologia em parceria da literatura.
O Modernismo e as obras que surgiram através dele geraram um impacto histórico e cultural por todo o mundo. Fique atento, pois a seguir você saberá como isso ocorreu.
Os artistas representantes do período visavam a ruptura de padrões previamente existentes e queriam dar oportunidade para inovações, visto que permeavam um período conturbado da história, a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
Em 1910 foi proclamada a República em Portugal, dividindo a população em dois partidos: O Situacionista, que pretendia resgatar os anos de glória vividos pelo país e o Os Inconformados, que visavam a ruptura de padrões e estilos anteriores para dar espaço às inovações.
Com o surgimento do Modernismo, se fez necessária a definição de figuras influentes que representassem a época e que mudariam os conceitos daquela sociedade, como Einstein e a Teoria da Relatividade, Freud com conceitos de Psicanálise, e também diversas transformações tecnológicas, como a eletricidade, o telefone, o avião e o cinema.
Essa escola literária foi dividida em três gerações, sendo a primeira conhecida como Geração de Orpheu, que compunha figuras como: Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros; a segunda sendo a Geração de Presença, fundada por Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões e José Régio; a terceira e última sendo a Geração Neorrealista, seu principal autor foi Alves Redol. Para o assunto não se alongar demasiadamente, o foco será mantido na primeira geração existente.
As obras de Mário de Sá Carneiro giravam em torno de sua insatisfação psicológica, o que o fez escrever contos como “Princípio”, “A Confissão de Lúcio”, “Céu e Fogo”, bem como diversas poesias. Almada Negreiros era dado como um artista plástico, porém havia escrito também alguns manifestos futuristas, peças teatrais, entre outros.
Fernando Pessoa foi a figura mais influente do movimento, sendo a personalidade principal do Modernismo em Portugal. O autor escreveu o livro “Mensagem”, publicado após sua morte, e é responsável pela criação de famosos heterônimos, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Leia sobre eles a seguir.


OS HETERÔNIMOS DE PESSOA
Heterônimos são personagens inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes. Fernando Pessoa ficou conhecido por dar um profundidade excessiva a cada em de seus personagens, com direito de terem personalidades bem complexas, chegando a ter data de nascimento e falecimento.
É interessante analisar as características de cada heterônimo criado por Pessoa, pois além de cada um conter sua própria biografia, também continham diferenças estilísticas em suas obras. Seus principais personagens heterônimos são Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Acompanhe.
Alberto Caeiro, considerado o “Mestre”, é conhecido por escrever “por pura e inesperada inspiração, sem saber o que iria escrever.”. O poeta nasceu em Lisboa, mas viveu sua vida inteira no campo, ao lado de sua tia-avó idosa, sua companheira desde o falecimento de seus pais.
Ricardo Reis tem a personalidade que se identifica com os clássicos da antiguidade e um espírito que reflete a doutrina de Epicuro. As obras assinadas por ele possuem uma vertente clássica, de princípios aristocráticos e cheia de formalismo. A data de sua morte não está registrada, mas no livro de José Saramago “O Ano da Morte de Ricardo Reis” é definida como 1936.
Álvaro de Campos, poeta moderno, vivia as ideologias do século XX. Era engenheiro, mas não exerceu a profissão por não poder suportar viver confinado em escritórios e via o mundo com certa inteligência concreta de um homem escravo da máquina. Seus poemas reproduziam a revolta e o inconformismo, disseminados através de uma verdadeira revolução poética. Foi um homem de espírito inconformado e era completamente inadaptado ao mundo que o rodeava, vivendo marginalizado e sendo a personalidade do não.


CHEGOU A HORA DE PRATICAR
Após introduzir os alunos ao mundo peculiar criado por Fernando Pessoa, considerando as características de suas obras e as particularidades se seus heterônimos, os alunos devem desenvolver uma atividade de fixação, para aprimorar os conhecimentos obtidos.
A atividade descrita deverá ser realizada por um grupo de 3 a 5 alunos, para melhor divisão das tarefas.
PROPOSTA: Elaborar o roteiro de um podcast com o tema “Heterônimos de Fernando Pessoa”. No roteiro deverá constar as principais características dos três maiores heterônimos do autor, são eles Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. O grupo deverá destrinchar cada um deles e adaptar o conteúdo para um podcast e utilizar um exemplo de obra para cada um. Ao final do roteiro, produzir um relatório de uma página sobre a experiência.







Guilherme da Silva Negrão Gomes    N411457
Lucas Rodrigues da Silva                   F044645
Nelson Ribeiro de Paiva Júnior          F0288F6
Suendi Patrícia Silva Nunes               N3861E0

Comentários