SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN E A IMPORTÂNCIA DA VOZ FEMININA NA LITERATURA




 
 1.        SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN E A IMPORTÂNCIA DA VOZ FEMININA NA LITERATURA

Nascida em novembro de 1919, Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poeta portuguesa. Criada segundo os valores da moral cristã da elite, foi em muitos aspectos uma mulher revolucionária e brilhante, conceitos marcados na sua poesia que fala sobre seus ideais, a consciência de sua época, sua infância e a natureza que a cercava.

Casou-se em 1947, com o jornalista político e advogado Francisco Sousa Tavares e com ele teve cinco filhos que foram sua principal inspiração para escrever histórias infantis. Sophia já era escritora na época, mas achava todos os contos infantis mal escritos. Ao se aprofundar nesse campo, se tornou uma escritora de primeira no gênero. Suas histórias carregavam muitos elementos de sua infância, e seus personagens possuem semelhanças com a autora; são introspectivos, com um universo interior rico, encontrando magia em si. Outro elemento marcante dela no gênero é o fato de que ela foge do habitual final onde o casal fica junto vivendo feliz pra sempre, seus personagens são crianças, o romance não é a questão principal.

Inclusive, sua infância sempre foi uma das maiores inspirações em seu trabalho, muito lúdica, acreditava que a poesia estava escrita no ar e bastava estar atento para ouvi-la. Dizia que personificava elementos dessa fase em seus poemas para que eles não desaparecessem, por isso há tanto lirismo, pureza e forte apego a natureza em seus trabalhos, elementos como o mar, praia ou a lua são recorrentes. A obra de Sophia é construída por uma linguagem elaborada e ao mesmo tempo sóbria e de fácil entendimento, apesar de toda a ficcionalidade de seu mundo interior ela não fazia uso de psicologismos.

Influenciada por Fernando Pessoa, acreditava que a poesia era algo que acontecia, não era um produto criado pelo poeta, mas que já existia e o poeta apenas materializava. Ambos autores eram inspirados por Platão, e nutriam profundo apreço pela Grécia. Fernando Pessoa também era grande influência no outro lado da Sophia, aquele que fugia do lúdico e se encontrava em uma escrita mais política, sarcástica e critica. Nele encontramos obra como o poema O velho abutre é sábio, uma crítica a Salazar, ou O retrato de Monica, uma espécie de sátira a sociedade da época, que muito se assemelha ao Poema em linha reta de Álvaro Campos.

Esse lado mais sombrio de Sophia se destacava principalmente em sua atuação política. Na Universidade de Lisboa, participou da revista "Caderno da poesia", onde fez importantes amizades. Foi oposição ao regime Salazarista, tornando-se aliada importante na Revolução de 25 de Abril, na posição de eleita para a Assembleia Constituinte, fez vários discursos importantes ao movimento. Mas a vida política não era sua paixão, em cartas a seu amigo Jorge Sena, confessava que lutava pelo que achava certo, mas reconhecia que a política era um ambiente vaidoso e machista.

Foi tradutora de Alighieri e Shakespeare e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Além de ser a primeira mulher portuguesa a ser ganhadora do Prêmio Camões em 1999, foi agraciada com um Doutoramento Honoris causa em 1998 pela Universidade de Aveiro e também foi distinguida com o Prêmio Rainha Sofia, em 2003. Faleceu com 84 anos, em 2004. Em 20 de fevereiro de 2014, a Assembleia da República decidiu homenagear por unanimidade a poetisa com honras de Panteão.  Sophia foi muito reconhecida em vida, e hoje é considerada uma das poetas portuguesas mais importantes de todas.

2.               A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA LITERATURA

        Até o começo do século XX, as mulheres que se atrevessem a publicar livros usando seus próprios nomes eram severamente criticadas, pois estavam extrapolando o papel a elas designado (se dedicar exclusivamente ao lar). Esta desvantagem social desde os tempos mais remotos fez com que a produção literária feminina fosse numericamente inferior à dos homens até os dias atuais.
No nosso trabalho, procuramos focar no espaço dedicado as mulheres na literatura ao longo da história e como elas vem ganhando cada vez mais força com o passar do tempo. Temos por intuito mostrar a influência da mulher na literatura e espelharmos essa influência com a poeta modernista Sophia de Mello pelo seu legado na literatura e sua influência com os leitores e estudantes.

  Sophia de Mello foi escolhida para nosso projeto por ser uma poetisa de intensa trajetória na literatura e política portuguesa. Ela é poeta na época do Salazarismo em Portugal, e em sua obra conseguimos observar sua manifestação contra a censura direcionada a classe artística na época. Uma autora atual que ilustra o lado lírico, lúdico e puro da poesia em seus contos infantis, mas também demonstrou como o gênero pode ser usado como arma de crítica política e reflexiva.
A vida e obra de Sophia é evidentemente inspiradora. A poeta foi homenageada com diversos prêmios e honrarias, entre eles, “Prêmio Vida Literária” da Associação Portuguesa de Escritores (1994), “Prêmio Camões” (1999) e o “Prêmio Jacob de Poesia” (2001). Sua história fascinante é um exemplo recente da importância da voz feminina na literatura.


3.        O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


 
Na teoria sociointeracionista de Vygotsky, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são aspectos muito importantes, pois para ele o desenvolvimento é promovido pela aprendizagem, e a interação entre meio e indivíduo é essencial nesse processo.
É preciso quebrar velhos paradigmas educacionais que se tornam incompatíveis com alunos atuais e suas necessidades de aprendizagem. As escolas precisam renovar-se constantemente e ir além dos métodos de aprendizagem tradicional. Incentivar práticas e ideias inovadoras.
Os novos meios de comunicação possibilitam o compartilhamento em rede e a integração de conhecimento em grupo, superando limites físicos e de espaço, oportunizando que conteúdos e informações sejam acessados em tempo real.
Atualmente, a maioria dos alunos tem acesso a internet e suas ferramentas.  Segundo pesquisa TIC Domicílios, o número de brasileiros que a utilizam continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. A web e a evolução dos meios de distribuição de conhecimento trouxeram toda uma nova gama de possibilidades tanto no quesito comunicação quanto aprendizado, tornando-se cada vez mais viável para ser utilizada como ferramenta de ajuda em sala de aula.



4.O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A APRENDIZAGEM



O Instagram é um dos aplicativos mais queridos e populares do Brasil e do mundo. Nessa rede social, o usuário tem fácil acesso a fotos e videos das pessoas a quem segue. É muito popular entre os jovens, em grande parte pela forma como dispõe seu material. Seu objetivo é agregar pessoas, fazendo com que compartilhem momentos e se aproximem.A pandemia do Corona Vírus nos mostrou o quanto é necessário explorar novas ferramentas de aprendizagem, assim como entender que a sala de aula pode se expandir para plataformas completamente novas que se adequam ao interesse dos jovens, por isso consideramos criar uma maneira acessível e didática de transmitir conhecimento.
Dessa maneira, o aplicativo foi a plataforma escolhida por proporcionar diversas ferramentas de interação com o público e possuir um design dinâmico, deixando o conteúdo mais atrativo para os alunos e alcançando o maior número de pessoas. Logo, o Instagram se torna uma forma do professor se encontrar com o aluno além da sala de aula e permitir uma interação maior.
    A literatura tem enfrentado desafios para se tornar atrativa para os estudantes. O foco desta abordagem não é encontrar culpados pelo distanciamento, mas buscar formas para que a literatura seja estudada de maneira prazerosa. Se faz necessário o uso de recursosmodernos e diferenciados, dessa forma, conseguimos captar o interesse do estudante em um ambiente dinâmico com o qual ele se idêntifica.

·               Atividades interativas utilizando o Instagram

     No decorrer da semana, fizemos atividades interativas por meio dos stories, os estudantes nos fizeram perguntas, dessa forma podemos identificar as maiores dificuldades que os mesmos enfrentam durante seu processo de aprendizagem.
Por meio da ferramenta enquetes propusemos algumas questões baseadas noconteúdo estudado, verificando quais trechos necessessitariam ser revisados. Ao finalizar a semana, foi feito um apanhado das dúvidas, enquetes e material estudado para ser feita uma aula interativa por meio de live.
Esse método se mostrou eficaz, em menos de um mês, conseguimos mais de 100 seguidores em nossa conta.


                                         
ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

1.    Na aula anterior assistimos o documentário: Sophia de Mello Breyner Andresen - O Nome das Coisas. De acordo com o que debatemos em sala de aula, discorra sobre a relevância de Sophia para a literatura portuguesa. (Mínimo de 10 linhas)
2.    Dividam-se em grupos entre 4 a 5 participantes. Cada grupo ficará encarregado de publicar dois posts no instagram.
  • ·   O primeiro deve conter uma pesquisa sobre um determinado período da vida de Sophia, previamente escolhido pelos participantes  
  • ·   O segundo deve conter um poema escrito no respectivo período, e sua interpretação

3.    Leia o poema abaixo:

AS PESSOAS SENSÍVEIS
As pessoas sensíveis não são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas

O dinheiro cheira a pobre e cheira
À roupa do seu corpo
Aquela roupa
Que depois da chuva secou sobre o corpo
Porque não tinham outra
O dinheiro cheira a pobre e cheira
A roupa
Que depois do suor não foi lavada
Porque não tinham outra

"Ganharás o pão com o suor do teu rosto"
Assim nos foi imposto
E não:
"Com o suor dos outros ganharás o pão".

Ó vendilhões do templo
Ó construtores
Das grandes estátuas balofas e pesadas
Ó cheios de devoção e de proveito

Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem.
             Refletindo sobre o documentário que assistimos, qual o sentimento que o eu-lírico transmite no poema acima?

 (a) O eu-lírico demonstra religiosidade ao parafrasear textos bíblicos
 (b) O eu-lírico faz uma crítica ao problema da fome do mundo
 (c) O eu-lírico demonstra sentimento de indignação e crítica ao governo da época
 (d) O eu-lírico demonstra um sentimento de exaustão pelo trabalho externo




ANA LUIZA LEITE DE OLIVEIRA F060FA1
ANDRESSA ESTEVES RIBEIRO N521GB0
EVELLYN DE SOUZA BARROS N5180A3
FERNANDA VITÓRIA RANGEL N421DG 




REFERÊNCIAS
ARAGÃO, Eloísa. Sophia de Mello Breyner Andresen: vida militante. ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA, XXII, 2014.
BORDINI, Maria da Glória, and AGUIAR, Vera Teixeira de. "A formação do leitor: alternativas metodológicas." Porto alegre: Mercado aberto (1988): 81-99.

LAKS, Daniel M.; CURI, Carolina Vieira Filippini. A episteme feminina na poesia portuguesa do século XX: Sophia de Mello Breyner Andresen, Maria Teresa Horta e Ana Luísa Amaral. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 30, p. 130–146-130–146, 2018.

SANTOS, Zenildo; SILVA, Maria Vitória da. O ensino de literatura num espaço globalizado: a parceria das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Fólio–Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 361-378, 2011.

ZAFALON, Míriam. Aulas de literatura e novas tecnologias: a TV Multimídia como mediação para a fruição literária. Anais Eletrônico VII EPCC–Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar. Maringá: Cesumar, 2011.

SITES












> Acesso 10/05
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_de_Mello_Breyner_Andresen > Acesso 11/05


https://poetisarte.com/autores/sophia-de-mello-breyner-andresen/o-velho-abutre/
> Acesso 18/05

https://www.youtube.com/watch?v=s0MhPfK1OjY&feature=youtu.be (Documentário Sophia de Mello Breyner Andresen - O Nome das Coisas) > Acesso 25/04




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