SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN E A IMPORTÂNCIA DA VOZ FEMININA NA LITERATURA
Nascida
em novembro de 1919, Sophia de Mello Breyner Andresen foi uma grande poeta
portuguesa. Criada segundo os valores da moral cristã da elite, foi em muitos
aspectos uma mulher revolucionária e brilhante, conceitos marcados na sua
poesia que fala sobre seus ideais, a consciência de sua época, sua infância e a
natureza que a cercava.
Casou-se
em 1947, com o jornalista político e advogado Francisco Sousa Tavares e com ele
teve cinco filhos que foram sua principal inspiração para escrever histórias
infantis. Sophia já era escritora na época, mas achava todos os contos infantis
mal escritos. Ao se aprofundar nesse campo, se tornou uma escritora de primeira
no gênero. Suas histórias carregavam muitos elementos de sua infância, e seus
personagens possuem semelhanças com a autora; são introspectivos, com um
universo interior rico, encontrando magia em si. Outro elemento marcante dela
no gênero é o fato de que ela foge do habitual final onde o casal fica junto
vivendo feliz pra sempre, seus personagens são crianças, o romance não é a
questão principal.
Inclusive,
sua infância sempre foi uma das maiores inspirações em seu trabalho, muito
lúdica, acreditava que a poesia estava escrita no ar e bastava estar atento
para ouvi-la. Dizia que personificava elementos dessa fase em seus poemas para
que eles não desaparecessem, por isso há tanto lirismo, pureza e forte apego a
natureza em seus trabalhos, elementos como o mar, praia ou a lua são
recorrentes. A obra de Sophia é construída por uma linguagem elaborada e ao mesmo
tempo sóbria e de fácil entendimento, apesar de toda a ficcionalidade de seu
mundo interior ela não fazia uso de psicologismos.
Influenciada
por Fernando Pessoa, acreditava que a poesia era algo que acontecia, não era um
produto criado pelo poeta, mas que já existia e o poeta apenas materializava.
Ambos autores eram inspirados por Platão, e nutriam profundo apreço pela
Grécia. Fernando Pessoa também era grande influência no outro lado da Sophia,
aquele que fugia do lúdico e se encontrava em uma escrita mais política,
sarcástica e critica. Nele encontramos obra como o poema O velho abutre é
sábio, uma crítica a Salazar, ou O retrato de Monica, uma espécie de sátira a
sociedade da época, que muito se assemelha ao Poema em linha reta de Álvaro
Campos.
Esse lado
mais sombrio de Sophia se destacava principalmente em sua atuação política. Na
Universidade de Lisboa, participou da revista "Caderno da poesia",
onde fez importantes amizades. Foi oposição ao regime Salazarista, tornando-se
aliada importante na Revolução de 25 de Abril, na posição de eleita para a
Assembleia Constituinte, fez vários discursos importantes ao movimento. Mas a
vida política não era sua paixão, em cartas a seu amigo Jorge Sena, confessava
que lutava pelo que achava certo, mas reconhecia que a política era um ambiente
vaidoso e machista.
Foi tradutora de Alighieri e Shakespeare e membro da
Academia das Ciências de Lisboa. Além de ser a primeira mulher portuguesa a ser
ganhadora do Prêmio Camões em 1999, foi agraciada com um Doutoramento Honoris
causa em 1998 pela Universidade de Aveiro e também foi distinguida com o Prêmio
Rainha Sofia, em 2003. Faleceu com 84 anos, em 2004. Em 20 de fevereiro de
2014, a Assembleia da República decidiu homenagear por unanimidade a poetisa
com honras de Panteão. Sophia foi muito
reconhecida em vida, e hoje é considerada uma das poetas portuguesas mais
importantes de todas.
2.
A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA LITERATURA
Até o começo do século XX, as mulheres
que se atrevessem a publicar livros usando seus próprios nomes eram severamente
criticadas, pois estavam extrapolando o papel a elas designado (se dedicar
exclusivamente ao lar). Esta desvantagem social desde os tempos mais remotos
fez com que a produção literária feminina fosse numericamente inferior à dos
homens até os dias atuais.
No
nosso trabalho, procuramos focar no espaço dedicado as mulheres na literatura
ao longo da história e como elas vem ganhando cada vez mais força com o passar
do tempo. Temos por intuito mostrar a influência da mulher na literatura e
espelharmos essa influência com a poeta modernista Sophia de Mello pelo seu
legado na literatura e sua influência com os leitores e estudantes.
Sophia
de Mello foi escolhida para nosso projeto por ser uma poetisa de intensa
trajetória na literatura e política portuguesa. Ela é poeta na época do
Salazarismo em Portugal, e em sua obra conseguimos observar sua manifestação
contra a censura direcionada a classe artística na época. Uma autora atual que
ilustra o lado lírico, lúdico e puro da poesia em seus contos infantis, mas
também demonstrou como o gênero pode ser usado como arma de crítica política e
reflexiva.
A vida e obra
de Sophia é evidentemente inspiradora. A poeta foi homenageada com diversos
prêmios e honrarias, entre eles, “Prêmio Vida Literária” da Associação
Portuguesa de Escritores (1994), “Prêmio Camões” (1999) e o “Prêmio Jacob de
Poesia” (2001). Sua
história fascinante é um exemplo recente da importância da voz feminina na
literatura.
3.
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
É preciso quebrar velhos
paradigmas educacionais que se tornam incompatíveis com alunos atuais e
suas necessidades de aprendizagem. As escolas precisam renovar-se
constantemente e ir além dos métodos de aprendizagem tradicional.
Incentivar práticas e ideias inovadoras.
Os novos meios de
comunicação possibilitam o compartilhamento em rede e a integração de
conhecimento em grupo, superando limites físicos e de espaço,
oportunizando que conteúdos e informações sejam acessados em tempo real.
Atualmente, a maioria dos
alunos tem acesso a internet e suas ferramentas. Segundo pesquisa TIC Domicílios, o número de
brasileiros que a utilizam continua crescendo: subiu de 67% para 70% da
população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. A web e a evolução dos meios de distribuição de
conhecimento trouxeram toda uma nova gama de possibilidades tanto no quesito
comunicação quanto aprendizado, tornando-se cada vez mais viável para
ser utilizada como ferramenta de ajuda em sala de aula.
4.O INSTAGRAM COMO
FERRAMENTA DE AUXÍLIO A APRENDIZAGEM
O Instagram é um dos
aplicativos mais queridos e populares do Brasil e do mundo. Nessa rede social,
o usuário tem fácil acesso a fotos e videos das pessoas a quem segue. É muito popular
entre os jovens, em grande parte pela forma como dispõe seu material. Seu objetivo é agregar pessoas, fazendo com que compartilhem momentos e
se aproximem.A pandemia do Corona Vírus nos mostrou o quanto é
necessário explorar novas ferramentas de aprendizagem, assim como entender que
a sala de aula pode se expandir para plataformas completamente novas que se
adequam ao interesse dos jovens, por isso consideramos criar uma maneira
acessível e didática de transmitir conhecimento.
Dessa maneira, o aplicativo foi a
plataforma escolhida por proporcionar diversas ferramentas de interação com o
público e possuir um design dinâmico, deixando o conteúdo mais atrativo para os
alunos e alcançando o maior número de pessoas. Logo, o Instagram se torna uma
forma do professor se encontrar com o aluno além da sala de aula e permitir uma
interação maior.
A literatura tem
enfrentado desafios para se tornar atrativa para os estudantes. O foco desta
abordagem não é encontrar culpados pelo distanciamento, mas buscar formas para
que a literatura seja estudada de maneira prazerosa. Se faz necessário o uso de
recursosmodernos e diferenciados, dessa forma, conseguimos captar o interesse
do estudante em um ambiente dinâmico com o qual ele se idêntifica.
·
Atividades interativas
utilizando o Instagram
No decorrer da semana, fizemos atividades
interativas por meio dos stories,
os estudantes nos fizeram perguntas, dessa forma podemos identificar as maiores
dificuldades que os mesmos enfrentam durante seu processo de aprendizagem.
Por meio da ferramenta enquetes propusemos algumas questões baseadas
noconteúdo estudado, verificando quais trechos necessessitariam ser revisados.
Ao finalizar a semana, foi feito um apanhado das dúvidas, enquetes e material
estudado para ser feita uma aula interativa por meio de live.
Esse método se mostrou
eficaz, em menos
de um mês, conseguimos mais de 100
seguidores em nossa conta.
ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
1. Na aula anterior assistimos o documentário: Sophia de Mello Breyner
Andresen - O Nome das Coisas. De acordo com o que debatemos em sala de aula, discorra
sobre a relevância de Sophia para a literatura portuguesa. (Mínimo de 10 linhas)
2. Dividam-se em grupos entre 4 a 5 participantes. Cada grupo ficará
encarregado de publicar dois posts no instagram.
- · O primeiro deve conter uma
pesquisa sobre um determinado período da vida de Sophia, previamente escolhido
pelos participantes
- · O segundo deve conter um poema escrito
no respectivo período, e sua interpretação
3. Leia o poema abaixo:
AS PESSOAS SENSÍVEIS
As pessoas sensíveis não
são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas
O dinheiro cheira a pobre e
cheira
À roupa do seu corpo
Aquela roupa
Que depois da chuva secou
sobre o corpo
Porque não tinham outra
O dinheiro cheira a pobre e
cheira
A roupa
Que depois do suor não foi
lavada
Porque não tinham outra
"Ganharás o pão com o
suor do teu rosto"
Assim nos foi imposto
E não:
"Com o suor dos outros
ganharás o pão".
Ó vendilhões do templo
Ó construtores
Das grandes estátuas
balofas e pesadas
Ó cheios de devoção e de
proveito
Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que
fazem.
Refletindo sobre o documentário que
assistimos, qual o sentimento que o eu-lírico transmite no poema acima?
(a) O eu-lírico
demonstra religiosidade ao parafrasear textos bíblicos
(b) O
eu-lírico faz uma crítica ao problema da fome do mundo
(c) O
eu-lírico demonstra sentimento de indignação e crítica ao governo da época
(d) O eu-lírico
demonstra um sentimento de exaustão pelo trabalho externo
ANA LUIZA LEITE
DE OLIVEIRA F060FA1
ANDRESSA ESTEVES RIBEIRO N521GB0
EVELLYN DE
SOUZA BARROS N5180A3
FERNANDA
VITÓRIA RANGEL N421DG
REFERÊNCIAS
ARAGÃO, Eloísa. Sophia
de Mello Breyner Andresen: vida militante. ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA,
XXII, 2014.
BORDINI, Maria da Glória,
and AGUIAR, Vera Teixeira de. "A formação do leitor: alternativas
metodológicas." Porto alegre: Mercado aberto (1988): 81-99.
LAKS, Daniel M.; CURI, Carolina Vieira Filippini. A
episteme feminina na poesia portuguesa do século XX: Sophia de Mello Breyner
Andresen, Maria Teresa Horta e Ana Luísa Amaral. Veredas: Revista da
Associação Internacional de Lusitanistas, n. 30, p. 130–146-130–146, 2018.
SANTOS, Zenildo; SILVA, Maria Vitória da. O ensino
de literatura num espaço globalizado: a parceria das novas tecnologias no
processo ensino-aprendizagem. Fólio–Revista de Letras, Vitória da
Conquista, v. 3, n. 2, p. 361-378, 2011.
ZAFALON, Míriam. Aulas de literatura e novas
tecnologias: a TV Multimídia como mediação para a fruição literária. Anais
Eletrônico VII EPCC–Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar.
Maringá: Cesumar, 2011.
SITES
https://olhardigital.com.br/noticia/jovem-brasileiro-passa-1h30-por-dia-no-instagram-mas-quase-nao-le/86337 > Acesso 26/03
https://www.escritas.org/pt/t/50728/o-velho-abutre > Acesso 26/03
https://canaltech.com.br/internet/86-das-criancas-e-adolescentes-brasileiros-estao-conectados-a-internet-150005/ > Acesso 28/03
https://minhabiblioteca.com.br/novas-tecnologias-auxiliam-no-processo-de-aprendizagem/ > Acesso 04/04
https://www.tecmundo.com.br/educacao/44814-a-internet-esta-acelerando-nosso-aprendizado-.htm > Acesso 08/04
https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/teoria-de-vygotsky-como-os-alunos-aprendem/ > Acesso 13/04
http://notaterapia.com.br/2018/03/29/os-15-melhores-poemas-de-sophia-de-mello-breyner-andresen/ > Acesso 20/04
> Acesso 10/05
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_de_Mello_Breyner_Andresen > Acesso
11/05
https://poetisarte.com/autores/sophia-de-mello-breyner-andresen/o-velho-abutre/
>
Acesso 18/05
https://www.youtube.com/watch?v=s0MhPfK1OjY&feature=youtu.be
(Documentário Sophia de Mello Breyner Andresen - O Nome
das Coisas) > Acesso 25/04
http://cvc.instituto-camoes.pt/contomes/19/texto.html
> Acesso 25/05
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