Romantismo: O Romantismo Português
Driale
Cristina Ferreira da Silva - RA: N4398H1; Giovana
Toloto Müller - RA: D890395; Júlia
da Silva Corrêa - RA: N4003J8; Laura
Arantes Lopes Macedo - RA: D871110; Lucas
de Souza Silva - RA: F008517; Maisa
Carolina Leite Alves - RA: N4074B4.
1 INTRODUÇÃO
O romantismo chegou em Portugal no
ano de 1825 prolongando-se até o final do século, ele teve fases diferentes,
cada uma delas enfatizou uma temática dentro das características do romantismo,
foram personalidades importantes para literatura mundial.
As principais características do romantismo:
·
O “eu” era a parte central das
obras românticas.
- Sensibilidade,
exaltação da natureza. Ao invés do homem racional e a razão como principal
qualidade do homem eles usavam os românticos descreviam o homem
sentimental. Usava a paisagem romântica.
·
Idealização, tinha o amor, a
mulher e o herói, que apareciam frequentemente como ideais em obras românticas,
sempre exagerados.
- Nacionalismo e
exaltação a patriótica.
- Pela arte, amor,
loucura, para escapar da realidade, loucura.
O homem precisava ter a liberdade de
conhecer, e não ser interditado por doutrinas religiosa ou política. O
Iluminismo foi responsável por impulsionar a revolução francesa, transformou a
maneira de viver para os europeus.
Em Portugal estava acontecendo uma
luta, que derrubaria o regime monárquico, com a mudança da família real para o
Rio de Janeiro, pois a nobreza portuguesa estava fraca. O romantismo surgiu
durante as tensões e guerras que aconteceram a partir de 1822, como a guerra
civil portuguesa, e a disputa pelo trono em Portugal.
1.1 A primeira geração do
Romantismo
Foi marcada pelas características,
aspiração liberal e nacionalismo. Personagens medievais, inclinação ao estilo
classista, principalmente na poesia. Nesta época foi difícil colocar uma nova
literatura, pois estavam convivendo ainda com o padrão classista.
·
Almeida Garrett foi
um dos destaques como autor, sua vida sentimental pesarosa, seu romance
adúltero com a viscondessa da Luz foi um dos seus melhores poemas. Na poesia
ele integrou moldes clássicos, morreu sem ser um verdadeiro romântico, pois não
tinha o egocentrismo dos românticos. O autor escreveu Camões, Dona Branca, Folhas
Caídas entre muitos outros.
“A questão não era de restaurar nem
de não restaurar, mas de se livrar a gente de um governo de patuscos, que é o mais
odioso e ingulhosos dos governos possíveis.” (Visconde de Almeida Garrett,
1861, p. 05)
·
Alexandre Herculano ele
trabalhou muito nos programas de reformas da vida portuguesa. Nas
ficções predomina um caráter histórico, da idade média, teve também temas com
caráter religioso. Ele não se baseou a ações individuais, mas sim a conflitos
entre classes sociais. O autor escreveu A harpa do crente, Eurico entre muitos
outros.
1.2 A segunda geração do
Romantismo
Neste período, desfazerem os laços
arcadismos que estavam envolvidos nos escritores da época. Nesta fase é notável
a predominância da estética e ideologia romântica. Os escritores aproveitavam
dos exageros, tomavam atitudes extremas, tornavam-se românticos extremamente perdidos
por amor, e tudo isso era escrito de uma forma comunicativa, de fácil leitura.
·
Soares de Passos consiste
no modelo perfeito do que era mal naquele século, usava e abusava da imaginação
nessa fase, suas obras e sua vida refletia o prazer romântico sem as
responsabilidades sociais. O autor escreveu Poesias.
·
Camillo Castello Branco
teve uma agitada vida no amor, passou por tentativa de suicídio, sua vida foi
conturbada em relação aos amores, sua última e grande paixão foi Ana que era
casada, a quem o fez escrever um dos seu maior sucesso Amor de perdição, no fim
de sua vida ele estava cego suicidou-se. O autor escreveu Amor de salvação, A
queda dum Anjo entre outras.
“O universo, e a humanidade principalmente
ganha muito com os romances sério: exceptuam-se da humanidade os editores.”
(Camillo Castello-Branco, 1864, p. 26)
1.3 A terceira geração do
Romantismo
Essa fase é marcada pela presença
de muitos poetas que purificavam ao extremo as características do romantismo. Eles
largaram do excesso das gerações anteriores.
·
Júlio Dinis ele
sempre conduzia suas histórias com final feliz, considera a mulher como anjo. O
autor escreveu As pupilas do senhor reitor.
2 JUSTIFICATIVA
Não existem no Brasil informações
e meios de tecnologia totalmente acessíveis para todos os tipos de pessoas e
alunos em nossa sociedade. O conhecimento e a sistematização das informações
sobre as instituições de ensino precisam de novas formas para ampliar a visão
das pessoas em relação à literatura, já que é uma das matérias mais aclamadas
pelos jovens nas escolas, suas facetas, diferenças e diferentes movimentos
fazem dela uma das mais ricas e elaboradas de todo o currículo escolar.
Com novas tecnologias a forma com que os alunos aprenderão
será mais leve e menos focada no famoso e ainda importante meio de ensino que é
o livro.
É fato que a literatura popular serviu de estímulo para uma
valorização nacional, pois a partir de muitas obras variadas foi possível
conhecer mais o Brasil, descobrir a união que antes estava escondida.
O Romantismo deu munição para autores e
escritores que através de seus trabalhos puderam mostrar ao público a maravilha
que era o seu país e como todos podemos saber nos expressar e informar através
da linguagem.
Hoje em dia se tem um universo maior
de livros a nossa disposição, não se pode afirmar que o Romantismo tenha sido o
único impulsador dessas atividades, mas com certeza foi o principal, e por isso
é tão importante aprendermos e sabermos mais sobre ele.
3 OBJETIVOS
Possibilitar uma vivência prática
das teorias já aprendidas durante o decorrer das disciplinas do curso se
integrando em cada disciplina por semestre. Com isso, o aluno terá uma visão multidisciplinar
da realidade que irá enfrentar durante sua vida profissional em etapas. Sendo
assim então, permitindo ao aluno a desenvolver habilidades e construir novos
conhecimentos.
4 METODOLOGIA
O desenvolvimento cognitivo
infantil começa a se estruturar através de uma importante ferramenta: a
brincadeira. De acordo com Vygotsky (1991 apud CORDAZZO; Vieira, 2007) é na
brincadeira que a criança desenvolve sua cognição, pois, os processos de simbolização
e de representação a levam ao pensamento abstrato. E a partir disto uma maneira
diferente de contextualizar o conteúdo aos adolescentes (no caso o Romantismo
em Portugal para os alunos do ensino médio) criando uma aula mais dinâmica em
que eles aprendem de um jeito mais criativo e consigam ter uma aprendizagem
significativa e não mecânica porquê de acordo com Ausubel, (AUSUBEL, D.P.
Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston,
1968) a partir de organizadores prévios se consegue fazer com que o aluno tenha
uma aprendizagem efetiva e não momentânea, na qual é baseada na memorização.
A partir disto, a metodologia de
ensino utilizada para a aplicação do conteúdo seria feita a partir de uma
explicação sobre o contexto histórico da época na Europa e como isso afetou
Portugal, fazendo surgir o Romantismo português. E logo após, se falaria sobre
as três gerações do movimento e do autor João de Almeida Garret na qual
publicou seu poema “Camões” que foi quando realmente começou o Romantismo em
Portugal.
No próximo momento se explicaria
sobre as principais características do movimento literário exemplificando-os
com composições dos poetas da classe literária.
Os organizadores prévios a serem utilizados nas aulas seriam “slides” com
fotos dos poetas junto com seus poemas.
Após toda a explicação, se levaria
os alunos ao laboratório de informática para escolherem outros textos para a
leitura. O (a) professor (a) deverá sugerir aos alunos que busquem outros
poemas de Almeida Garret, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Soares de
Passos, Júlio Diniz entre outros autores da época romântica.
Na sequência, cada aluno iria ler
em voz alta para a sala o poema que escolheu e faria um breve comentário e após
a apresentação entregaria ao professor (a) em uma folha de papel o poema e as
observações apresentadas diante da sala. Depois, o professor criaria um “blog”
na qual postaria a atividade de cada aluno, fazendo com que eles conseguissem
acessar este conteúdo em suas casas e mostrar aos seus respectivos familiares.
E após este período, o (a) professor (a) elaboraria um questionário com
perguntas objetivas e descritivas relacionado a esta manifestação literária,
sendo um dos modos de avaliação.
REFERÊNCIAS
ASSIS,
William Alves de. “O Romantismo no Brasil: a literatura se torna popular e
importante para a sociedade brasileira”; Recanto das Letras. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-literatura/3140811. Acesso em 15 de
abril de 2020.
AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View.
New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.
BRANDINO,
Luiza. "Romantismo em Portugal"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-romantismo-portugal.htm. Acesso em
07 de abril de 2020.
CENÁRIO
Europeu e Importância do Romantismo para a Literatura; Resumo Escolar. Disponível
em: https://www.resumoescolar.com.br/literatura/cenario-europeu-e-importancia-do-romantismo-para-a-literatura/. Acesso em 15 de
abril de 2020.
CORDAZZO, Schiela
Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A
brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de
desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, 2007, pp 89-101.
LISBOA,
Corolina. “Romantismo em Portugal”; Cola da Web. Disponível em:
https://www.google.com.br/amp/s/www.coladaweb.com/literatura/romantismo-em-portugal/amp. Acesso em 13 de abril de 2020.
MARQUES,
Mayanna. “Como funcionam as atividades práticas supervisionadas Unip”; Educa
Mais Brasil. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/unip/noticias/como-funcionam-as-atividades-praticas-supervisionadas-unip. Acesso em 17 de
abril de 2020.
APÊNDICE
A – QUESTIONÁRIO
1)
Cite 3 características que marcaram o
Romantismo.
2)
De acordo com as informações dadas sobre a
primeira geração do Romantismo, qual foi a maior dificuldade dos escritores no
período?
3)
Sobre a segunda geração do Romantismo, em qual
elemento os escritores se apoiavam?
4)
Qual era a situação que Portugal estava lidando
no período Romântico?
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