Romantismo: O Romantismo Português

Driale Cristina Ferreira da Silva - RA: N4398H1; Giovana Toloto Müller - RA: D890395; Júlia da Silva Corrêa - RA: N4003J8; Laura Arantes Lopes Macedo - RA: D871110; Lucas de Souza Silva - RA: F008517; Maisa Carolina Leite Alves - RA: N4074B4.

1 INTRODUÇÃO


O romantismo chegou em Portugal no ano de 1825 prolongando-se até o final do século, ele teve fases diferentes, cada uma delas enfatizou uma temática dentro das características do romantismo, foram personalidades importantes para literatura mundial.

As principais características do romantismo:

·         O “eu” era a parte central das obras românticas.
  • Sensibilidade, exaltação da natureza. Ao invés do homem racional e a razão como principal qualidade do homem eles usavam os românticos descreviam o homem sentimental. Usava a paisagem romântica.
·         Idealização, tinha o amor, a mulher e o herói, que apareciam frequentemente como ideais em obras românticas, sempre exagerados.
  • Nacionalismo e exaltação a patriótica.
  • Pela arte, amor, loucura, para escapar da realidade, loucura.

O homem precisava ter a liberdade de conhecer, e não ser interditado por doutrinas religiosa ou política. O Iluminismo foi responsável por impulsionar a revolução francesa, transformou a maneira de viver para os europeus.
Em Portugal estava acontecendo uma luta, que derrubaria o regime monárquico, com a mudança da família real para o Rio de Janeiro, pois a nobreza portuguesa estava fraca. O romantismo surgiu durante as tensões e guerras que aconteceram a partir de 1822, como a guerra civil portuguesa, e a disputa pelo trono em Portugal.

1.1 A primeira geração do Romantismo


Foi marcada pelas características, aspiração liberal e nacionalismo. Personagens medievais, inclinação ao estilo classista, principalmente na poesia. Nesta época foi difícil colocar uma nova literatura, pois estavam convivendo ainda com o padrão classista.

·         Almeida Garrett foi um dos destaques como autor, sua vida sentimental pesarosa, seu romance adúltero com a viscondessa da Luz foi um dos seus melhores poemas. Na poesia ele integrou moldes clássicos, morreu sem ser um verdadeiro romântico, pois não tinha o egocentrismo dos românticos. O autor escreveu Camões, Dona Branca, Folhas Caídas entre muitos outros.

“A questão não era de restaurar nem de não restaurar, mas de se livrar a gente de um governo de patuscos, que é o mais odioso e ingulhosos dos governos possíveis.” (Visconde de Almeida Garrett, 1861, p. 05)

·         Alexandre Herculano ele trabalhou muito nos programas de reformas da vida portuguesa. Nas ficções predomina um caráter histórico, da idade média, teve também temas com caráter religioso. Ele não se baseou a ações individuais, mas sim a conflitos entre classes sociais. O autor escreveu A harpa do crente, Eurico entre muitos outros.

1.2 A segunda geração do Romantismo


Neste período, desfazerem os laços arcadismos que estavam envolvidos nos escritores da época. Nesta fase é notável a predominância da estética e ideologia romântica. Os escritores aproveitavam dos exageros, tomavam atitudes extremas, tornavam-se românticos extremamente perdidos por amor, e tudo isso era escrito de uma forma comunicativa, de fácil leitura.

·         Soares de Passos consiste no modelo perfeito do que era mal naquele século, usava e abusava da imaginação nessa fase, suas obras e sua vida refletia o prazer romântico sem as responsabilidades sociais. O autor escreveu Poesias.
·         Camillo Castello Branco teve uma agitada vida no amor, passou por tentativa de suicídio, sua vida foi conturbada em relação aos amores, sua última e grande paixão foi Ana que era casada, a quem o fez escrever um dos seu maior sucesso Amor de perdição, no fim de sua vida ele estava cego suicidou-se. O autor escreveu Amor de salvação, A queda dum Anjo entre outras.

O universo, e a humanidade principalmente ganha muito com os romances sério: exceptuam-se da humanidade os editores.” (Camillo Castello-Branco, 1864, p. 26)

1.3 A terceira geração do Romantismo


Essa fase é marcada pela presença de muitos poetas que purificavam ao extremo as características do romantismo. Eles largaram do excesso das gerações anteriores.

·         Júlio Dinis ele sempre conduzia suas histórias com final feliz, considera a mulher como anjo. O autor escreveu As pupilas do senhor reitor.

2 JUSTIFICATIVA


Não existem no Brasil informações e meios de tecnologia totalmente acessíveis para todos os tipos de pessoas e alunos em nossa sociedade. O conhecimento e a sistematização das informações sobre as instituições de ensino precisam de novas formas para ampliar a visão das pessoas em relação à literatura, já que é uma das matérias mais aclamadas pelos jovens nas escolas, suas facetas, diferenças e diferentes movimentos fazem dela uma das mais ricas e elaboradas de todo o currículo escolar.
Com novas tecnologias a forma com que os alunos aprenderão será mais leve e menos focada no famoso e ainda importante meio de ensino que é o livro.
É fato que a literatura popular serviu de estímulo para uma valorização nacional, pois a partir de muitas obras variadas foi possível conhecer mais o Brasil, descobrir a união que antes estava escondida.
O Romantismo deu munição para autores e escritores que através de seus trabalhos puderam mostrar ao público a maravilha que era o seu país e como todos podemos saber nos expressar e informar através da linguagem.
Hoje em dia se tem um universo maior de livros a nossa disposição, não se pode afirmar que o Romantismo tenha sido o único impulsador dessas atividades, mas com certeza foi o principal, e por isso é tão importante aprendermos e sabermos mais sobre ele.

3 OBJETIVOS


Possibilitar uma vivência prática das teorias já aprendidas durante o decorrer das disciplinas do curso se integrando em cada disciplina por semestre. Com isso, o aluno terá uma visão multidisciplinar da realidade que irá enfrentar durante sua vida profissional em etapas. Sendo assim então, permitindo ao aluno a desenvolver habilidades e construir novos conhecimentos.

4 METODOLOGIA


O desenvolvimento cognitivo infantil começa a se estruturar através de uma importante ferramenta: a brincadeira. De acordo com Vygotsky (1991 apud CORDAZZO; Vieira, 2007) é na brincadeira que a criança desenvolve sua cognição, pois, os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato. E a partir disto uma maneira diferente de contextualizar o conteúdo aos adolescentes (no caso o Romantismo em Portugal para os alunos do ensino médio) criando uma aula mais dinâmica em que eles aprendem de um jeito mais criativo e consigam ter uma aprendizagem significativa e não mecânica porquê de acordo com Ausubel, (AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968) a partir de organizadores prévios se consegue fazer com que o aluno tenha uma aprendizagem efetiva e não momentânea, na qual é baseada na memorização.
A partir disto, a metodologia de ensino utilizada para a aplicação do conteúdo seria feita a partir de uma explicação sobre o contexto histórico da época na Europa e como isso afetou Portugal, fazendo surgir o Romantismo português. E logo após, se falaria sobre as três gerações do movimento e do autor João de Almeida Garret na qual publicou seu poema “Camões” que foi quando realmente começou o Romantismo em Portugal.
No próximo momento se explicaria sobre as principais características do movimento literário exemplificando-os com composições dos poetas da classe literária.  Os organizadores prévios a serem utilizados nas aulas seriam “slides” com fotos dos poetas junto com seus poemas.
Após toda a explicação, se levaria os alunos ao laboratório de informática para escolherem outros textos para a leitura. O (a) professor (a) deverá sugerir aos alunos que busquem outros poemas de Almeida Garret, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Soares de Passos, Júlio Diniz entre outros autores da época romântica.
Na sequência, cada aluno iria ler em voz alta para a sala o poema que escolheu e faria um breve comentário e após a apresentação entregaria ao professor (a) em uma folha de papel o poema e as observações apresentadas diante da sala. Depois, o professor criaria um “blog” na qual postaria a atividade de cada aluno, fazendo com que eles conseguissem acessar este conteúdo em suas casas e mostrar aos seus respectivos familiares. E após este período, o (a) professor (a) elaboraria um questionário com perguntas objetivas e descritivas relacionado a esta manifestação literária, sendo um dos modos de avaliação.

REFERÊNCIAS


ASSIS, William Alves de. “O Romantismo no Brasil: a literatura se torna popular e importante para a sociedade brasileira”; Recanto das Letras. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-literatura/3140811. Acesso em 15 de abril de 2020.

AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BRANDINO, Luiza. "Romantismo em Portugal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-romantismo-portugal.htm. Acesso em 07 de abril de 2020.

CENÁRIO Europeu e Importância do Romantismo para a Literatura; Resumo Escolar. Disponível em: https://www.resumoescolar.com.br/literatura/cenario-europeu-e-importancia-do-romantismo-para-a-literatura/. Acesso em 15 de abril de 2020.

CORDAZZO, Schiela Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, 2007, pp 89-101.

LISBOA, Corolina. “Romantismo em Portugal”; Cola da Web. Disponível em:

MARQUES, Mayanna. “Como funcionam as atividades práticas supervisionadas Unip”; Educa Mais Brasil. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/unip/noticias/como-funcionam-as-atividades-praticas-supervisionadas-unip. Acesso em 17 de abril de 2020.


APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO


1)    Cite 3 características que marcaram o Romantismo.

2)    De acordo com as informações dadas sobre a primeira geração do Romantismo, qual foi a maior dificuldade dos escritores no período?

3)    Sobre a segunda geração do Romantismo, em qual elemento os escritores se apoiavam?

4)    Qual era a situação que Portugal estava lidando no período Romântico?

O que diferencia a terceira geração do Romantismo? 

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