A IMPORTÂNCIA DA VIRGULA
Uma das grandes duvidas da maioria das pessoas quando estão escrevendo um texto é ela, a temida virgula. A língua portuguesa é um sistema rico mas também muito complexo, com toda a sua acentuação, pontuação e entre outros, uma simples virgula no lugar errado pode mudar completamente o sentido da frase e até mesmo a intenção do seu texto. Você já deve ter visto o seguinte exemplo:
O PODER DA VIRGULA
Virgula pode ser uma pausa...ou não:
Não, espere. / Não espere.
Ela pode ser a solução:
Vamos perder, nada foi resolvido. / Vamos perder nada, foi resolvido.
Ela pode sumir com seu dinheiro:
R$ 23,4 / R$ 2,34
A virgula muda uma opinião:
Não queremos saber. / Não, queremos saber.
Pode criar heróis:
Isso só, ele resolve. / Isso só ele resolve.
A virgula pode condenar ou salvar:
Não tenha clemencia! / Não, tenha clemencia!
Autor desconhecido
A noticia boa é que aprender sobre sintagmas pode nos ajudar a entender melhor como funciona a virgula. Começamos aprendendo que a organização sintática da língua funciona como sujeito + verbo + complemento, ou SVC. Essa é a ordem direta das orações e não se pode separar o sujeito do predicado (V+C). No sintagma verbal temos objeto direto ou indireto e o predicativo do sujeito como complementos, e eles não podem se separar.
Entendemos que não se deve separar o sujeito de seu predicado, o verbo e seu complemento, o substantivo do adjetivo que o qualifica e os adjuntos adnominais quando ligados ao nome. Então quando usamos a vírgula?
A virgula pode ser usada para separar o sujeito do predicado se o sujeito conter oração restritiva, orações restritivas particularizam um elemento em relação a um conjunto de possibilidades. Ela também pode ser usada quando há oração explicativa, essa podendo ser separada por virgula ou travessão, ou pode ser usada para separar informações complementares da informação principal. Além disso, a virgula é capaz de separar elementos que você poderia listar em uma frase ou separar orações independentes.
Apesar de complexo, o uso da virgula é um elemento importante para a compreensão da língua portuguesa, então que tal refletir melhor sobre como você tem usado essa ferramenta em seus textos?
Comentários
Postar um comentário