O USO CORRETO DE SINTAGMAS

 




O QUE SÃO SINTAGMAS?



Na linguística a sintaxe estuda os processos de junção de elementos linguísticos ligados em um enunciado. Uma unidade sintática é formada por uma ou mais palavras que formam orações, e podem existir sintagmas nominais, verbais, adjetivais, adverbiais e preposicionais, ou seja, sintagma são os elementos de uma oração.  

Lembrando que uma oração, diferente da frase que pode ser composta apenas por sintagmas nominais, deve sempre conter pelo menos um sintagma verbal. Quando temos apenas uma oração, chamamos de período simples, se temos duas orações ou mais na frase, chamamos de período composto.  

sintagma nominal é responsável pelo substantivo da oração, podendo ser encontrado no objeto direto e indireto, núcleo do sujeito, do predicativo do sujeito, do predicativo do objeto, do complemento nominal, do adjunto adnominal, do adjunto adverbial, do agente da passiva, do aposto e do vocativo. 

Quando temos um predicado verbal, o núcleo dele, o verbo, se chama sintagma verbal. 

sintagma adjetival é o núcleo adjetivo e pode ser encontrado no adjunto adnominal, do predicativo do sujeito e do predicativo do objeto. 

No adjunto adverbial temos o sintagma adverbial e seus modificadores 

sintagma preposicional serve de modificador para qualquer outro sintagma e tem como núcleo uma preposição  

Ainda temos o sintagma autônomo, aquele que pode mudar de lugar na oração sem alterar seu sentido, e o sintagma interno, que não pode mudar de lugar na oração porque se encontra dentro de outro sintagma. 

Com tudo o que você aprendeu, a dica da aula de hoje é procurar identificar os diferentes sintagmas em orações a sua escolha. 










Até a próxima! 


Bibliografia:


Comentários