UNIDADES DA LÍNGUA: frase e texto + exercício comentado

Já abordados morfemas, vocábulos e sintagmas (além de aprofundarmos em eixo paradigmático e sintagmático), vamos agora às nossas duas maiores unidades da língua: frase e texto. Também abordaremos sobre período e oração. Veja:

A frase é formada pela união de sintagmas, que produzirão juntos, determinado sentido. Ou seja, são os sintagmas os responsáveis pela constituição imediata dessa unidade linguística superior, denominada frase. o texto é a maior unidade significativa e comunicativa da língua, e é formado por frases. É através dele que o falante é capaz de exercer com eficiência a sua capacidade de produzir um enunciado.

A diferenciação entre tais unidades se dá pela necessidade de atuação do contexto ou situação comunicacional.  Ou seja, inserida em um determinado contexto do mundo biossocial/antropocultural ou do gramatical, qualquer unidade linguística pode assumir um “estado” de texto.

Dentro desse assunto, vamos nos aprofundar também nos conceitos de oração e período: sobre o primeiro, pode-se dizer que se trata de uma unidade sintática e um enunciado linguístico cuja estrutura é caracterizada, obrigatoriamente, pela presença de um verbo e, consequentemente, um predicado; nesse sentido, a cada verbo ou locução verbal, tem-se uma oração. 

Já a respeito do período, cabe definir que é uma unidade formada por frases. O que o diferenciaria delas, então? Simples: a quantidade de orações ali presente. Ou seja, caso a frase seja formada por uma ou mais orações, ela será um período. A identificação de um período normalmente é feita considerando que ele seja iniciado por uma letra maiúscula e encerrado com um sinal de pontuação (normalmente, pontos finais, de exclamação ou de interrogação). Entretanto, para identificar com precisão se a frase em questão se trata ou não de um período, é preciso procurar pelo verbo e, identificando-o, localizar a oração, que trará a certeza da existência do período. Os períodos podem ser classificados como:

a) Simples: formados por apenas uma oração, ou;

b) Compostos: formados por duas ou mais orações (que podem ser coordenadas ou subordinadas).

Por fim, tendo explicado todos esses termos e conceitos da morfossintaxe, deixamos a seguinte atividade autoral a respeito do que foi discutido ao longo dessas cinco postagens feitas pelo nosso grupo:

----------------------------------------------------------------------------------------------------   EXERCÍCIO AUTORAL COMENTADO

Na frase: "Ela falou muito e com calma", indique e comente o caráter morfossintático das expressões em negrito.

RESPOSTA: Na frase em questão, as duas expressões possuem caráter adverbial. Tanto "muito" como "com calma" se referem ao verbo "falar" e dão respectivamente a ele ideia de intensidade e modo. Cabe lembrar também que embora a palavra possa ser, isoladamente, considerada como um adjetivo (ao se tratarem, por exemplo, de uma pessoa cuja característica específica seja a calma) ou como um substantivo (que, nesse caso, seria abstrato por indicar somente a calma como característica e sentimento geral); no exemplo dado, a palavra exerce função adverbial, pois retrata o modo como o sujeito em questão exerceu o ato de falar. Por isso, é importante que a análise morfológica seja feita juntamente à sintática e vice e versa; afinal, somente essas duas áreas juntas são capazes de estudar eficiente a mensagem no contexto em que está inserida.



INTEGRANTES:

Lara Letícia de Souza Alvarenga - N3906F1

Lúcio da Motta Vieira - F008070

Mariana Vinhas Moreira - N499CG6

Miguel Amorim Coltri Aguiar - D88CFI3

Valdemir Moreira dos Santos - N526AA0

Vitória Marcelly da Silva Nunes - F038CF5

Comentários