Unidades Linguísticas

 

Devemos transmitir nossas ideias de um modo que as pessoas que irão ler consigam compreender o que queremos transmitir (BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. Saraiva, São Paulo, 1999.), desse modo, o estudo da morfossintaxe é importante pois é o estudo da analise morfológica com a análise sintática de uma frase ou oração que nos ajuda a formular enunciados que consigam ser entendidos corretamente, sem haver ruídos ou algum elemento que impossibilite o entendimento da mensagem por parte do receptor.

O estudo da língua gira em torno da fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. As regras fonológicas, morfológicas e sintáticas de uma língua não mudam, são especificas dela, diferente das regras semânticas que mudam porque relacionam as construções da língua no mundo extralinguístico.

            Se considera uma construção “bem formada” quando ela segue o padrão das regras normativas e constitutivas impostas.  A partir da gramática internalizada que temos, “sabemos dizer” quando uma frase está correta (segue as regras essenciais) mesmo quando a frase estiver na língua “antiga”, ela traz estranhamento mas é possível reconhece-la por causa das leis constitutivas, na qual é a estrutura linguística imutável que sustenta a língua. Por exemplo. O falante consegue discernir o que está errado nas seguintes frases:

A)   Meus todos amigos são divertidos.

B)   Meus amigo são demais.

C)   Beber o pastel.

D)   Seu cachorr está doente.

            Na frase A) ocorre o problema sintático; na frase B) ocorre problema da norma padrão; na frase C) ocorre problema semântico e na frase D) ocorre problema morfológico.

Unidades linguísticas

É uma hierarquia gramatical, uma escala de unidades linguísticas organizadas segundo o grau de posição que seguem princípios constitutivos da língua:

·         Morfema: menor unidade significativa da língua que combina com outros morfemas, formando a unidade superior, o vocábulo;

·         Vocábulo ou palavra: se combinam com outros vocábulos para formar o sintagma;

·         Sintagma: representa os constituintes imediatos da unidade superior, a frase;

·         Frase ou oração: é possível ser analisada sintaticamente por ter um núcleo verbal;

·         Texto: maior unidade significativa e comunicativa da língua, com ela o falante exerce sua capacidade de “por uma mensagem em comum”

Então:

 Morfema → Vocábulo → Sintagma → Frase → Texto

Morfema

O morfema tem função de nomear ou relacionar três elementos básicos e eles são: objetos (substantivos), qualidade (adjetivo) e ações (verbos).

Aqueles que nomeiam são morfemas lexicais ou lexemas: contém informações básicas que representam o mundo extralinguístico. Fazem parte do inventário aberto porque renomeiam a realidade e tem crescimento de palavras contínuo e teoricamente infinito em uma língua.

Exemplo: Casa, flor, andar, chorar.

Os que relacionam são morfemas gramaticais ou gramemas: relacionam ou estruturam outras palavras. Fazem parte do inventário fechado, pois são finitos.

Exemplo: Essa, a, mais, o.

Quando eles compõem a estrutura de um vocábulo, são chamados de gramemas dependentes, pois sozinhos não têm significado. E eles aparecem em forma de afixos (prefixos e sufixos), vogais temáticas, desinências (nominais e verbais (de modo, de tempo de número e de pessoa).

Quando os gramemas têm autonomia e sozinhos têm significado, recebem o nome de gramemas independentes e eles são: os artigos, numerais, preposições, conjunções e advérbios pronominais.

Exemplo de separação de lexemas e gramemas em uma frase: O livro preferido de vários alunos caiu sobre a mesa.

·         Lexemas: Livro, preferido, alunos, caiu, mesa;

·         Gramemas: O, de, vários, sobre, a.

Eixo sintagmático e eixo paradigmático

Quando se produz um enunciado, se faz duas atividades linguísticas: a de escolha de uma forma e a de relação dessa forma com o outro, ou seja:

↓ Eixo paradigmático (vertical): Envolve o estudo morfológico, analisar palavra por palavra;

→ Eixo sintagmático (linear): Envolve estudos sintáticos, a relação das palavras entre si.

Exemplo:

→ Eixo sintagmático (linear)

  O│menino│jogava│a│bola│na│vidraça│ 

↓ Eixo paradigmático (vertical)

Comentários